04 agosto 2010

A ultrapassagem

Era apenas uma questão de tempo.

A China ultrapassa o Japão como a segunda maior economia mundial em termos de PIB (Produto Interno Bruto) e justifica assim o famoso G-2 de alguns meses atrás entre os grandes líderes da China e dos EUA.


Dito de outra forma: a segunda economia mundial é a da China.

A estatística é do site do FMI e o contexto é claro.

Porque se 2009 foi o ano da grande aproximação ao nível de PIB , 2010 é o ano da ultrapassagem, também porque a China continua a crescer enquanto o Japão não tem uma verdadeira recuperação económica.

Nesta altura o que devem pensar os EUA? Devem começar a temer pela liderança?

A resposta é absolutamente não. De facto, para o Fundo Monetário Internacional, a liderança norte-americana não está em discussão, especialmente se levarmos em consideração um período relativamente curto, ou seja, uma projecção dos próximos cinco anos. Projecção, no entanto, que se torna significativa quando analisamos as tendências.

De facto, estas são as projecções de crescimento do PIB dos EUA, China e Japão, em milhões de Dólares:

Projecções PIB 2010
EUA = 14.798.000
China = 5.365.000
Japão = 5.273.000

Projecções PIB 2015
EUA = 18.250.000
China = 9.436.000
Japão = 6.192.000



Como é possível observar, a diferença entre a China e os EUA nunca é questionada, enquanto o Japão tem um crescimento que continua e continuará a ser fraco ou ausente. A deflação ainda limitará o crescimento económico.

Mas cuidado: o FMI ignora completamente essa hipótese para a economia americana. Numa hipótese deflacionista nos EUA a diferença com a China poderia diminuir significativamente.

Ipse dixit.

Fonte: InterMarket & More
Tradução: Informação Incorrecta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...