19 outubro 2010

Pequenos sinais...

A propósito de dissecção Geopolítica Global , algumas notícias que é difícil encontrar nos media tradicionais.

Pequenos sinais...

EUA: Produção industrial, em Setembro queda de 0,2%

A produção industrial dos EUA em Setembro marcou uma queda inesperada de 0,2%. As estimativas eram de um aumento de 0,2%. A notícia é de Bloomberg.
 
A capacidade de utilização das industrias caiu para 74,7% desde 74,8 do mês anterior


 
Grécia: Precários ocupam Museu Arqueológico de Atenas

Os trabalhadores temporários do Ministério da Cultura ocuparam o Museu Arqueológico de Atenas, impedindo o acesso aos visitantes para protestar contra o não-pagamento dos salários e uma vaga de despedimentos.

A ocupação dum dos maiores museus arqueológicos do mundo segue a da Acrópole de Atenas, que recentemente obrigou ao fecho por quase três dias da colina sagrada. Os precários foram evacuados pela polícia, mas continuam ainda hoje em protesto embora sem impedir o acesso ao local.  


Bélgica: Greve ferroviária, a 350 km de filas nas estradas

O dia de greve dos funcionários das Ferrovias do Estado belga (SNBC) paralisou o transporte ferroviário na maior parte do território da Bélgica e afectou as conexões européias. 

Nas estradas da Bélgica, ao longo da manhã, formaram-se filas por um total de cerca de 350 km, também devido a pequenos acidentes ou colisões.

A greve de 24 horas paralisou o tráfego ferroviário nas curtas e longas distâncias, envolvendo também os comboios de alta velocidade Thalys.


França, reformas: em acção camiões, bloqueios nas autoestradas

Quando faltam 48 horas para a aprovação da reforma das pensões no Senado, entram em cena, em protesto contra a medida solicitada pelo presidente Nicolas Sarkozy, também os camiões. Bloqueios estradais impedem ou atrasam o tráfego nas estradas, principalmente na A1 e A6, as duas estradas que vão de Paris para o norte eo sul.

A "operação escargot" consiste em procissões de camiões que circulam a passo de caracol, o que torna impossível uma intervenção da polícia, mas criando enormes perturbações ao transito. Além disso, em várias artérias foram colocados blocos estradais e muitos veículos estão estacionados em frente dos postos de combustíveis, de modo a impedir o acesso.


Paris CDG: previsto cancelamento de 30%  dos voos, Orly 50%

Hoje, Terça-Feira, podemos esperar um dia particularmente difícil para os aeroportos de Paris devido ao bloqueio dos abastecimentos de combustível.

De acordo com fontes da Aviação Civil Francesa, é previsto o cancelamento de 30 por cento dos vôos no aeroporto de Paris, Roissy-Charles de Gaulle e mais da metade de todos os voos de e para Paris Orly.


Grande pequenos sinais ..


Strauss-Kahn: a recuperação está em perigo

Sem o "espírito de cooperação" entre as principais economias do mundo, a recuperação global será "em perigo".

Este é o aviso do director do Fundo Monetário Internacional, o socialista francês Dominique Strauss-Kahn, em Xangai para uma reunião com os principais bancos centrais.

Lembrando que a Ásia está "à frente da recuperação global", já que representa um terço do produto interno bruto mundial, Strauss-Kahn explica que "a colaboração é realmente o grande legado da crise, e a principal razão do porque a Grande Recessão não se tornou uma segunda Grande Depressão.

Na intervenção, Strauss-Kahn em seguida focaliza a questão das taxas de câmbio, denunciando os perigos associados aos grandes fluxos de capitais que estão a invadir a Ásia, e que "representam uma grande oportunidade para o continente, mas também um grande desafio.

O risco, de acordo com o Diretor do FMI, é o das taxas de câmbio ir para além do limite, e que, portanto, possa existir boom no sector do crédito, bolhas de preços e instabilidade financeira.

Pois.

Por outro lado, olhando para o gráfico do ouro em relação ao Dólar, é claro que o Dólar está a desvalorizar em relação ao único verdadeiro bem (por enquanto) que ainda detém poder de compra: o ouro.
 
 
Talvez Strauss Kahn queria dizer que ...
  • A Federal Reserve tem enchido os EUA de Dólares criados do nada ao longo do ano passado para evitar o colapso total do sistema econômico global, em diversas ocasiões, e continuou a fazê-lo.
  • Como resultado, o Dólar está a perder valor no mercado de divisas. A boa notícia para os EUA é que fica mais barato comprar: cheeseburger, refrigerantes e títulos de dívida.
  • Pequim continua a manter o yuan artificialmente desvalorizado .
  • Washington não quer mas também gostaria dum aumento da taxa de câmbio (definida pela lei de Pequim) do Yuan.
  • Mas Pequim nem pensa em elevar o câmbio e continua a própria política de yuans com preços baixos

Com isso, no meio deste desvaloriza-tu-que-desvalorizo-eu, toda a gente tenta ir em frente como poder.
 
Um artigo de Limes, que já tem algum tempo, mas é sempre interessante


Como Washington pode reagir à desvalorização do yuan

A política de desvalorização competitiva do Renminbi (ou Yuan) que o governo chinês continua a perseguir com a acumulação de divisas internacionais em quantidade igual a metade do seu produto interno bruto, nas últimas semanas criou tensão nos mercados dos câmbios até níveis que não eram observados desde há muitos anos.

Em resposta, Países como o Japão e a Suíça têm intervindo pesadamente em grande escala, e com medidas de desvalorização das próprias moedas, com o fim de atenuar a valorização perante a moeda chinesa.

O Brasil, que também tem importantes reservas em divisas, tem tomado posições semelhantes às chinesas para dar um novo impulso à própria capacidade de exportação e evitar a deterioração da posição internacional.

"É a prova de que o contágio da China revela-se particularmente agressivo", têm comentado muitos analistas que também temem uma próxima eclosão da guerra dos câmbios.

Talvez Strauss-Kahn queria dizer que começar a guerra da desvalorização é uma grande confusão (eufemismo) para todos, e, se isso acontecer, torna-se evidente que a "retoma" não é nada mais do que uma palavra vazia.


Fonte: Informazione Incorrecta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...