17 novembro 2010

Sugestão: Sandboxie

Eu sei, eu sei...este não é um blog de informáticos, aqui os assuntos são a geopolítica, a economia, etc., etc.

Mas encontrei uma coisinha jeitosa e acho bem partilhar.

Quem, como eu e como muitos dos leitores de Informação Incorrecta, está sempre a vascular o Web em busca de notícias interessantes, fica alvo das muitas ameaças presentes na rede: vírus, spyware, cookies indesejados, até aplicações indesejadas, e muito mais.

Ter um bom antivirus é essencial, assim como um bom firewall.
Mas pode não ser suficiente.

O ideal seria criar uma espaço "estanque" no nosso computador onde todos os dados da navegação possam ficar guardados de forma temporária. Depois, uma vez fechado o navegador, todas esta tralha direitinha para o lixo, com possíveis vírus e outras ameaças.



E a novidade é mesmo esta: o espaço estanque tem agora um nome: Sanboxie, a "caixa de areia".

É só instalar: depois clicar na ícone amarela que irá abrir o vosso browser predefinido: Internet Explorer (ainda utilizam IE??? Mudem já), Firefox, Chrome, Opera ou outros ainda.

A partir de agora é só navegar na internet, como de costume: a única diferença é que todos os dados recolhidos ao longo da navegação ficarão guardados numa "caixa de areia", isso é, num espaço que ao desligar internet será automaticamente apagado, sem deixar rastos.

E se quero efectuar um download? Neste caso irá aparecer uma janela própria do Sanboxie, a perguntar o que desejamos fazer: se guardar o item no computador ou se deixa-lo na "caixa de areia".

A favor:
  • vírus, aplicações indesejadas e muito mais não interagem com o computador, pois ficam "confinados";
  • as funcionalidades do navegador ficam como antes;
  • programa leve; 
  • programa em Português;

Contra:

  • alguns vírus (os mais espertos) podem "sair" do Sandboxie, mas são só algumas excepções: por isso não é possível abdicar do normal antivírus e do firewall: ambos têm sempre que ficar instalados e operativos, com ou sem Sandboxie.

Aqui o link: Sandboxie
Para descarregar a partir do Baixaki: Sanboxie 3.50 Final

Se precisarem de ajuda posso é só contactar-me aqui ou com o mail de Informação Incorrecta (informacaoincorrecta@gmail.com).

Com certeza há muitas outras maneiras de proteger o próprio navegador: simplesmente achei esta muito prática e de fácil utilização.

E para que não fiquem dúvidas: não ganho nada com isso, não é publicidade paga, só realço um recurso que acho ser interessante para quem costuma utilizar muito internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...