14 novembro 2010

Técnicas de manipulação - Imagens

Neste post algumas imagens que encontrei na internet e que demonstram como as técnicas de manipulação são um conceito bastante utilizado no mundo dos media.

Para ver é só clicar em "Ler mais..."




Começamos com uma publicidade de há muito tempo atrás. Neste caso é só mudar a perspectiva para perceber que a mulher do retrato não está a sorrir por causa do copo que segura na mão.



Um caso "clássico" que obrigou a Camel, cujos maços de cigarros apresentam este "esquisito" camelo, a negar que a figura do homem tivesse sido intencionalmente inserida. Foi um acaso, provavelmente a visão da pirâmide teve efeitos imprevistos no homem.



Robe di Kappa. Nada de mal no logo. Mas com uma pequena alteração as duas figuras tornam-se uma. Uma mulher...sentada, por assim dizer.



Este é um tipo de técnica diferente, pois aqui não encontramos imagens ocultas: pelo contrário, é a mesma imagem principal que obriga o nosso cérebro a activar associações automáticas. Embora a publicidade represente um inócuo hot dog.



Mais ou menos o mesmo conceito. Ninguém está a fazer nada de suspeito. São os leitores deste blog que, perversos, interpretam o foguete de forma diferente.


 
Outra técnica: a repetição da mensagem ate a exaustão. Quem escolhe Obama opta pela mudança também. Em caso de dúvidas é só ligar a televisão, como neste caso.



Outra técnica ainda, muito recente: no estádio não havia nenhum cartaz do Viagra, isso foi acrescentado em directo a partir do estúdio televisivo.


E as crianças? É só escolher.
A seguir as "obras primas" da Disney:


Filme de animação "Bianca e Bernie". Na janela, uma provável amiga de Bernie (que tem bom gosto, verdade seja dita).



Filme de animação "A pequena Sereia ". No fundo uma cidade. Se este fosse o meu arquitecto recusaria o pagamento.



Filme de animação "O Rei Leão". Enquanto o leão adormece, as estrelas no céu formam a palavra "Sex". Comigo formam sempre a frase "Paga os impostos". Mas eu não sou um leão e não costumo adormecer em cima das rochas, também esta é verdade.



Filme de animação "Roger Rabbit". Afinal Jessica não tinha cuecas!!!



Hanna Montana. A música da rapariga é um horror. E ao ver os instrumentos que usa percebe-se a razão.

Mas não é só a Disney:


Animação japonesa. Uma rapariga bebe (!) a partir dum chafariz (!!!).
Tinha sede, pronto...



Pequenos discos de chocolate tipo "Smarties"? Sim, mas com bem outro efeito.

Escola? É a seguir:


Livro escolar chinês. As crianças podem aprender como nada é melhor do que uma perfeita integração do homem com o ambiente e com as centrais nucleares.

E agora a minha favorita:


Aparentemente é a representação dum bonito dia de praia. Mas se olharmos com atenção...


...descobrimos que é um conjunto de tarados sexuais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...