29 novembro 2010

Um mundo à parte

Uma notícia "curiosa", que obriga a reflectir.

De acordo com um inquérito realizado nas províncias de Helmand e Kandahar, 92% dos inquiridos Afegãos (1.000 homens) nunca tinha ouvido falar do 11 de Setembro. 

Assim, enquanto a maioria dos Americanos estão indecisos sobre a guerra no Afeganistão, pois acham difícil esquecer o assunto 11 de Setembro (que segundo os Estados Unidos foram planeados em alguns dos 40 campos de treino de terroristas do País asiático), os Afegãos, dos quais 72% são analfabetos, nunca ouviram falar das Torres Gémeas e não têm a mínima ideia do motivo pelo qual os Estados Unidos e a Nato estão no próprio País!



E é a total falta de informações, provavelmente, a torna-los mais hostis à presença norte-americana. Para eles, é totalmente despropositado e absurdo deixar a própria terra ocupada por forças estrangeiras.

Sabemos que o conhecimento do mundo externo está ligado, em boa parte, às infra-estruturas da informação.

No Afeganistão não há electricidade em muitas áreas, isso limita o acesso à televisão e à Internet. O acesso à Internet alcança apenas 3% da população, tanto por causa dos altos custos das comunicações por satélite, tanto porque faltam os cabos da fibra óptica mais moderna.

Os sinais de satélite fizeram com que 30% dos Afegãos pudessem ter um telefone celular.

No entanto, o acesso à informação é mais fácil (e por isso limitado) em áreas urbanas como Cabul e Mazar, enquanto nas zonas rurais do sul, por exemplo, estar a par do que se passa no mundo é um verdadeiro desafio. 


Fontes: juancole
Tradução e adaptação: Informação Incorrecta

1 comentário:

  1. A Folha publica hoje que Dilma, quando ministra, teria negado pedir ao congresso que estudasse uma lei antiterror para o Brasil. O UOL publicou mas parece que ja retirou do ar por ser uma mentira deslavada. Eu mandei um emeil para o PIG para eles tomarem vergonha na cara. Mais um tiro no pé. Sugiro que os amigos deem uma olhada na faia de hoje para prepararem uma resposta, se necessario.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...