18 janeiro 2011

O impressionante crescimento da África

Um breve mas interessante artigo acerca do continente Africano.

 
A África é hoje uma das regiões que mais crescem no mundo.
 
Muito tem sido escrito sobre a ascensão do BRIC (a sigla indica o Brasil, a Rússia, a Índia e a China) e o impressionante desempenho económico da Ásia.  

Mas a análise da revista The Economist salienta que, ao considerar os dez estados no mundo que em 2010 tiveram um maior desenvolvimento, seis das dez economias que mais cresceram foram da África.  




Segundo as previsões de crescimento do FMI, a África poderia ocupar sete dos dez melhores lugares ao longo dos próximos cinco anos (a análise de The Economist exclui os Países com menos de 10 milhões de pessoas além de Iraque e Afeganistão, que poderiam distinguir-se com uma forte recuperação nos próximos anos).  

Ao longo dos últimos dez anos, a média simples não ponderada das taxas de crescimento entre a África e a Ásia foi praticamente idêntica.  

É também previsto que nos próximos cinco anos a África possa tomar a iniciativa em termos de desenvolvimento; em outras palavras, a economia média Africana tem tudo para superar o seu homólogo da Ásia.



Fonte e gráfico: The Economist 

3 comentários:

  1. NunoSav19.1.11

    O novo tipo de economia emergente, onde a economia do país vai que é uma maravilha e os cidadãos continuam pobres na sua maioria, trabalhando cada vez mais por cada vez menos.

    À que adorar a Nova Ordem Mundial!

    ResponderEliminar
  2. É verdade Nuno.

    O que The Economist esqueceu (e eu também) é que o dinheiro destas economias africanas pertence à poucos bolsos.

    São crescimentos "assimétricos", para utilizar um eufemismo.

    Um caso na comunidade de língua portuguesa é Angola.
    As condições de vida de muitos cidadãos melhoraram nas últimas duas décadas, mas não na correcta proporção quando comparadas com os grandes passo em frente da economia do País.

    E a corrupção é uma imensa praga.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. mas vcs tem que ver q o brasil tambem já cresceu a essas taxas,com cerca de 20% ao ano,a africa,china está fazendo agora o que o brasil já fez há 30 anos atrás,veja,mais da metade da populaçao de ambos sao rurais,vide o pib percapita de ambos,
    esse crescimento irá até 2020 até um pico,e acontecerá o mesmo q aconteceu com o brasil nos anos 90,pow inflaçao.já q um crecimento desse nao é sustentavel.
    O Brasil cresce a 5% mas veja o percapta,quanto q é?
    a china cresce 12%. veja o percapta.
    veja o salario,as horas de serviço semanais.
    entao estamos em uma situaçao mais favoravel q ambos,pq? Pq conseguimos crecer sem escravizar os cidadaos,com um salario minimo,levianamente bom.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...