02 fevereiro 2011

Dom, o blogger contra o sistema

Desejo cumprimentar a chegada dum novo blogueiro que trabalha na área da informação alternativa.

O nome dele é Dominique ("Dom" o nickname), Strauss Kahn o apelido: como passatempo trabalha no Fundo Monetário Internacional, com o cargo de Director, mas a verdadeira actividade é entreter os leitores com humor e reflexões económicas.

No seu último post, publicado a partir de Singapura, Dom afirma:
A actual retoma económica é passível de provocar o ressurgimento dos desequilíbrios que provocaram a crise global, causando assim uma nova recessão.
A retoma está em andamento, mas não é a retoma que desejamos, porque baseia -se em tensões que podem espalhar as sementes da próxima crise.
Exacto: os leitores aficionados sabem que está é a versão não apenas de Informação Incorrecta, mas também de todos os que seguem com preocupação o desenvolvimento da economia.



A retoma, muito lenta por enquanto mas aparentemente real, arrisca ser um gigante com pés de barro: perante a primeira contrariedade pode não ter força suficiente para avançar.

Mas, sobretudo, está a pôr as bases para uma próxima e ainda mais profunda crise: todos os mecanismos que levaram até a actual crise ficaram intactos.
A atitude do universo financeiros e dos bancos representam os melhores exemplos neste sentido.

Em particular, Dom afirma que a actual retoma está a trazer um elevado desequilíbrio entre os Países e até no interior dos Países:
Há um desenvolvimento preocupante: o modelo emergente é igual ao modelo da época pré-crise, o dos desequilíbrios globais.
O crescimento dos Países com uma grande dívida externa, como os EUA, é ainda impulsionado pela procura interna.
Os Países que têm um excedente com outros Países, como a China e a Alemanha, ainda estão ligados à exportação: estes desequilíbrios globais representam um risco para a sustentabilidade da retoma. 
O post de Dom, como é possível observar, é fonte de várias reflexões; em primeiro lugar, representa uma óptima novidade pois é sempre positivo o surgimento de novas vozes que analisam e denunciam os graves erros do actual sistema.

Faço votos de bom trabalho e fico à espera do próximo post assinado "Dom"..

Ipse dixit.


Fonte: Il Grande Bluff

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...