23 fevereiro 2011

Sociedades Secretas: 2 - Mensur

Duelo Mensur
Então? E as Sociedades Secretas?
Calma, não posso fazer tudo, não é? Fogo...

Eis o segundo encontro dedicado ás sociedades secretas. Na primeira parte falámos dum seita antiga, que já pertence à História. E hoje também o assunto é uma sociedade que remonta há vários séculos
O quê? Aborrecido? Pronto, era só que faltava...

O Mensur é um combate ritual que teve o seu auge no início do século XX, mas que nasceu por volta do século XVII. Praticado principalmente em círculos (Korps ou Shaft) de estudante de universidades alemãs, também era chamado duelo de estudante.

A característica especial deste combate não é  querer magoar o adversário, mas demonstrar a própria coragem em enfrentar o perigo e as feridas sem vacilar ou mostrar medo.


Espadachim Mensur (Séc. XIX)
Bah, os gostos não se discutem...

Os dois espadachins eram posicionados frente a frente, segurando uma espada que, por turnos, era calada contra o adversário. Este, por sua vez, vestia protecções bastante pesadas que evitavam feridas mortais mas não as cicatrizes.
Para tornar tudo mais divertido, era proibido mexer-se para evitar os golpes.
Entretanto, os outros membros bebiam e fumavam em silêncio, observando os preparativos e o combate.

Muitas vezes os competidores ficavam feridos na bochecha esquerda ou na cabeça e as cicatrizes eram consideradas uma fonte de orgulho, ao ponto dum perdedor ferido poder ser considerado com maior respeito do que o vencedor.

Após o combate, o perdedor era tratado por uma estudante cirurgião que, sem anestesia, cosia as feridas.
Na sociedade alemã, apresentar uma cicatriz no rosto evidenciava uma determinada classe social e riqueza.

Sim mas que tem de secreto esta sociedade?
A verdade é que entrar no círculo do Mensur ainda hoje é possível mas nada fácil.

Mensur contemporâneo
É preciso pertencer à uma família rica e nobre; e, além disso, é preciso também mostrar qualidades incomuns: camaradagem, um rígido código de conduta, alto sentido de honra, capacidade de resistência física.

Hitler, por exemplo, não gostava dos Mensur pois estes recusavam abandonar os próprios camaradas de origem judaica. E o ditador, que não havia em particular simpatia os Hebraicos, decidiu banir a sociedade.

Embora de origem alemã, é possível encontrar os Mensur na Áustria, na Suíça,  e em medida menor na Polónia, Estónia, Lituânia e Flandres.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...