16 maio 2011

A Nato e o massacre da Líbia


Innocenzo Martinelli
Desinformação, vítimas inocentes, mulheres, crianças e idosos e um País onde a vida social foi destruída. Em Trípoli não se consegue dormir por causa do bombardeio constante e indiscriminado: as bombas explodem perto das casas e dos hospitais.

O Arcebispo Martinelli, o bispo da capital líbia, conta a resistência desesperada da população presa entre as bombas da Nato e o aperto dum regime que ainda está de pé e não parece estar prestes a cair.


O que está a acontecer na Líbia? 

O que acontece é o que a Nato faz aconteça. As bombas caem sem parar. Podem imaginar o que dizem os jornais e a televisão: a TV da Líbia mostra as mortes dos civis em Brega, Tripoli, em todas as partes da Líbia. A Europa está a destruir a vida social de um País.

As vítimas mostradas na televisão são verdadeiras? Não são uma farsa? 

São verdadeiras! As bombas caem sobre as casas e eu tenho que pensar em vítimas falsas? As bombas caem nos hospitais. Diga aos responsáveis para virem e ver o que estão a fazer as bombas deles. Morrem crianças, morrem idosos.

Ontem em Marsa El Brega morreram sessenta imam, homens de religião. Não são invenções, é suficiente vir e ver para constatar. A televisão está constantemente a documentar o que acontece, as mortes dos inocentes.


Tripoli
A noite, então, é uma coisa impossível: a noite inteira, parece haver um terremoto. Não entendo o que eles querem continuar a atacar, porque atingem instalações civis. Dizem que são sites militar, mas isso não é verdade.

Talvez não conheçam a Líbia. Talvez na topografia haja informações erradas. Peço apenas para que eles venham e vejam o que a Europa está a fazer.

Que números a televisão líbia fornece para os civis mortos? 

Não sei ao certo. Sei dos 60 imam mortos na área de Brega e de algumas crianças que morreram perto do hospital dos queimados em Tripoli.
Fomos convidados numa mesquita da capital para participar na comemoração dos imam mortos na Quinta-feira.

As informações são contraditórias, é difícil ter uma idéia de como o conflito está a evoluir. Em Tripoli qual é a situação? 

Além das bombas da Nato, a situação é bastante tranquila. Claro, existem muitos problemas. As pessoas estão com medo de sair. O medo é o principal problema, pois impede uma vida social normal.

Assim, as notícias que aparecem regularmente em alguns jornais ocidentais, deserções, rebeliões e revoltas na capital líbia, são verdade? 

Tripoli
Não, não, são todas mentiras, para encobrir o que a Nato está a fazer com as suas bombas. A Aliança tem mesmo recusado uma trégua para dar fôlego às pessoas, apesar dos apelos da ONU e do Santo Padre.

Dia e noite bombas, nem se consegue dormir. Continuar o bombardeio é imoral.

Você tem um ponto de observação privilegiado: na sua opinião, qual a capacidade de resistência do regime, está à beira do colapso? 

Não acho que vai entrar em colapso, pelo menos não em Trípoli. Continua como sempre, ainda que tenha reduzido as suas atividades, e mantém a autoridade sobre a capital e parte da Tripolitânia.
Naturalmente, há um endurecimento, certo, mas as autoridades estão a proteger-nos, avisam se houver problemas.


Fonte: Peace Reporter
Tradução: Informação Incorrecta

3 comentários:

  1. Vitor16.5.11

    Quando os réus são os mesmos que julgam, não se pode esperar o mínimo de justiça.

    De um lado era dito que o Sr. do Mal bombardeava civis, embora não houvessem provas, agora há provas que o Sr. do Bem bombardeia os mesmos civis...

    Ou seja, aquele que é simpático aos senhores da mídia, será sempre do bem e seus crimes serão escondidos, justificados, transferidos e perdoados.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Faltausername17.5.11

    Eu sugiro uma no-fly zone ao redor da no-fly zone existente para impedir a Nato de matar civis.

    ResponderEliminar
  3. QUEM,"DELES" está ligando para civis ou não, crianças ou idosos, só "lhes" importa é que a mídia internacional de a notícia que é mandada dar. São tão eficientes nisso que, pelo menos no Brasil, o Kadafi já virou Gadafi pois isto é uma prova que o povo não tem memória e a mídia manipula mesmo. Ademais, ora veja, isso tudo é culpa do "senhor do mal" e daqui a pouco vão dizer que é o herdeiro de BIN LADEN ou era seu mentor. Pra cretinice vale tudo.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...