18 julho 2011

67 minutos? Bastam 10. E um cão.

Que seca.

Um pessoa parte, vai explorar o lendário Reino do Algarve, e ao voltar encontra a mesma situação que tinha deixado? Não há um mínimo de fantasia, nada?

Às 12,30 todas as Bolsas do Velho Continente estão em vermelho.
Os juros da dívida portuguesa a dois anos sobem até 19,89%, a três anos 20,43%.
Crescem também os juros dos Títulos da Grécia, da Irlanda, da Espanha, de Italia.

Depois há os stress-test dos bancos.
Seria inútil falar do assunto, mas é importante realçar o masoquismo europeu para perceber uma coisa que já foi dita e que vale a pena repetir as agências de rating não criam situações de sofrimento, limitam-se a explora-las.

E o stress-test é um bom exemplo. Qual o sentido dum teste no qual o pior cenário (e realístico em perspetiva) não é contemplado? O stress-test da semana passada não consideraram uma hipótese que parece cada vez mais provável: um default soberano, um falência ou bancarrota, escolha o Leitor o termo melhor.

A mesma Société Générale S.A., banco francês e maior sociedade de serviços financeiros do Velho Continente, assim comenta:  "It Does Not Reflect Reality", não reflecte a realidade.


Que dizer, os bancos organizam uns testes inúteis e a seguir dizem que são inúteis (só como curiosidade, os stress-test foram um sucesso: todos os bancos analisados passaram, apenas 8 tiveram alguns problemas, 5 bancos espanhóis, dois gregos e um austríaco. Se é que isso interessa...).

Neste cenário surreal, lógico que os mercados sofram: se a elite bancaria (leia-se as autoridades europeias) continua a viver como o avestruz, com a cabeça debaixo da areia e negando que três Países já estejam falidos e outros dois fiquem em coma profundo, a culpa é de Moody's. O Mal.
Porque nós, como sempre, somos o Bem. E nunca erramos.

Abandonemos a Bolsa e vamos ver quais as outras notícias.

Portugal: Preços dos combustíveis voltam hoje a subir, abastecer o automóvel vai ficar mais caro a partir de hoje. Os preços vão aumentar três cêntimos por litro, com a gasolina a custar mais de 1,6 euros e o gasóleo a ultrapassar os 1,4 euros.

Justo. Temos o que merecemos.

Reino Unido: O Volkswagen Golf azul que foi de Kate Middleton está à venda no site de leilões eBay, com um preço de reserva de 20 mil libras, e ao fim de dois dias não obteve qualquer licitação.

Um Golf usado 20 mil libras? Mas quem é o idiota? 

Brasil: O Brasil foi eliminado da Copa América após falhar quatro penáltis frente ao Paraguai.

O Brasil? Eliminado pelo Paraguai?...Minha nossa...

Sul África: Assinala-se hoje o Mandela Day, o dia internacional dedicado ao líder sul-africano no dia em que o estadista completa 93 anos. Neste dia, a Fundação Nelson Mandela pede a todos os cidadãos que dêem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros.

Neste dia, a Fundação propõe uma série de acções que cada um de nós poderá praticar para tornar o Mundo um melhor lugar. Eis alguns exemplos:
  • Faça um novo amigo. Conheça alguém de um contexto cultural diferente do seu. Só através do entendimento mútuo é que as nossas comunidades se livrarão da intolerância e da xenofobia;
  • Leia para alguém que o não pode fazer. Visite uma instituição para cegos e abra um novo mundo para outra pessoa;
  • Dê uma ajuda no seu canil local. Cães sem dono também precisam de passear e de um pouco de atenção;
  • Ajude alguém a arranjar um emprego. Crie-lhe um currículo ou ajude-o na preparação da entrevista;
  • Muitas pessoas com doenças terminais não têm ninguém com quem falar. Reserve algum do seu tempo a falar com elas;
  • Leve alguém que conhece - e que não tem recursos para o fazer - a uma consulta de oftalmologia ou de medicina dentária;
  • Doe uma cadeira de rodas ou um cão-guia a quem precise;
  • Compre alguns cobertores, ou dê os que já não precisa a alguém em dificuldades.

Caro Senhor Mandela,

estas acções são sem dúvida dignas de grande atenção e louvor.
Não só, mas apesar de eu ser um insignificante blogueiro dum País falido, junto-me à Sua pessoa no convidar todos para que estas sugestões sejam seguidas.

No entanto, não posso não realçar um aspecto que julgo ser também muito importante.

O Senhor tem 93 anos, está mais "lá" que "aqui", não sei se entende: não estaria chegada a altura para algo mais? Porque estas são as mesmas sugestões que um qualquer padre de província poderia fazer. Sempre dignas de louvor, sem dúvida: mas porque não desfrutar a Sua visibilidade para algo mais?

O Mundo é um lugar maravilhoso e terrivelmente injusto.
Infelizmente, a parte feia tem como responsáveis as nossas atitudes, que acabaram com o criar sociedades injustas.
Se houver pobres que sofrem com o frio, não é pela falta de cobertores: é porque quem produz cobertores não pensa nos pobres.
Se houver desemprego, não é porque há pessoas que não ajudam os outros a encontrar um emprego: é porque há desemprego.

E estes são apenas alguns exemplos.

Você tem 93 anos, nada a perder: porque não dizer algo mais? Porque tentar resolver os problemas com o esforço de quem já é obrigado a viver numa condição infeliz (isso é, a maioria dos homens) e não com o esforço de quem pode e tem os recursos também? De quem afinal gere este Mundo?

A minha proposta é a seguinte: Senhor Mandela, não dedique 67 mas apenas 10 minutos. Pegue num microfone e diga porque é que a nossa sociedade é injusta; onde está o dinheiro; quem é que manda; como são utilizados os recursos.

Só isso, para ser lembrado como a Pessoa que realmente mudou o Mundo.

Um abraço,

Max.

Nota: mas a sugestão de ajudar o canil local é perfeita.
Tentem, não vão ficar arrependidos.
Tentem e podem encontrar um novo amigo.
Tentem para perceber que, sim, há coisas tristes neste Mundo, mas também coisas fantásticas: como a companhia dum ser que não quer vender nada, não quer o nosso dinheiro, não tenta convencer ninguém e gosta de nós só porque somos nós.
Não dá para acreditar, não é?


Fontes: Público, Diário de Notícias, Expresso

3 comentários:

  1. Anónimo18.7.11

    Cães - os melhores amigos!
    Para sempre!
    Se realmente existe amor puro, são eles que os possuem!

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post, muito obrigado Max.
    Você colocou o que pensam todos os animais. É para isso que estamos aqui, para que todas as pessoas deixem de serem tão "humanos" e se tornem animais, pois entre os animais não existe hipocrisia, estamos sempre em perfeita harmonia com o Universo, não precisamos de dinheiro, vivemos e morremos só por amor, sem conflito na fauna.

    Um abraço

    Burgos4patas
    http://burgos4patas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. maria20.7.11

    ola Max: tu mandastes o teu oportuno comentário para a Fundação Nelson Mandela? Se fizestes, acho ótimo. Se ainda não, mas pensas faze-lo, que tal enviá-la com muitas assinaturas? Eu assinaria com prazer semelhante correspondência (incluindo a nota), se me permitisses, e acredito que os teus leitores e muitos mais também fariam de bom agrado. Apenas uma sugestão.
    Abraços, recomendações ao Leo.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...