22 maio 2012

Entre os mais antipáticos

Clique para ampliar!
A cada ano a BBC (a televisão do Reino Unido) entrevista 24 mil pessoas no mundo para tentar perceber quais as tendências, qual o "clima" entre os seres humanos.
Isso para descobrir quais os temas mais interessantes que podem ser tratados nas transmissões de aprofundamento (que, lembramos, são depois seguidas um pouco em todo o mundo).

As perguntas deste ano estavam relacionadas com a maneira com a qual as pessoas observam e "sentem" a influência de outros Países. E os resultados apresentam algumas surpresas.

Assim, eis que entre os Países mais "antipáticos" aparecem os óbvios Coreia do Norte, Irão e Paquistão. E israel.

Israel? Ah, pois. O que é esquisito, porque enquanto Irão e Coreia são alvo de ferozes campanhas de propaganda, israel pode contar com as enormes quantias de dinheiro disponibilizadas pela Agência Sionista de New York, o budget publicitário dedicado ao turismo, a posição sempre "a favor" dos media, a actividade das lobby e, claro está, o Holocausto.

Mas tudo isso não chega. E mesmo o diário israelita Haartez há dois dias definiu "deveras preocupantes" os resultados da pesquisa (efectuada entre Dezembro de 2011 e Fevereiro de 2012).

O dado global: em 2012 a impressão negativa acerca de israel atinge 50% dos entrevistados, + 3% quando comparado com a mesma sondagem de 2011.

Enquanto nos Estados Unidos 50% das pessoas têm uma opinião favorável de israel, no resto do mundo o panorama muda:
Espanha: 74% exprimiu uma impressão negativa acerca de israel (+8%)
Coreia do Sul: 69% negativo

Alemanha: 69% negativo
Reino Unido: 68% negativo
Austrália: 65% negativo
Canada: 59% negativo
Brasil: 58% negativo
França: 56% negativo (+9%)
China: 45% negativo.

Há Países onde o sentimento negativo é ainda maior, mas nestes casos os resultados são influenciados por razões mais profundas, como no caso do Egipto (85% negativo).

Interessante o dado do Reino Unido: 68% dos entrevistados têm uma sensação contrária enquanto 80% dos parlamentares estão inscritos a Associação de Amigos de israel...

Resumindo: pode até ser o Povo Eleito de Deus, mas além Dele não parece haver muitos outros simpatizantes...


Ipse dixit.

Fonte: BBC World Service Poll

3 comentários:

  1. maria22.5.12

    olá Max: estranhos resultados, não?
    Servem como uma luva nos dedos dos sionistas apontando para o mundo: tá vendo como somos perseguidos, como nos devemos proteger!? No entanto, sem nenhuma pretensão estatística, se eu perguntar para o zé povinho da cidadezinha mais próxima de onde moro:que tal Israel e os israelenses? Aposto que respondem:ahhhh...Is,is,raell...Lá tem a terra santa, né? Legal, né! Israel...passa na TV, bastante.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Viva a Espanha! A guerra cívil e a neutraliadade na II guerra devem ter trazido alguma noção não politizada do horror da guerra. Israel é aos olhos de todos os que quiserem ver, talvez o país mais perigoso para o mundo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo29.5.12

    Na verdade o Brasil é um dos mais perigosos do mundo e onde se morre mais pessoas.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...