05 dezembro 2012

A nova sede do BCE: aleluia!!!

Meus senhores, é com grande emoção e algumas lágrimas que Informação Incorrecta apresenta a nova sede do Banco Central Europeu. É magnífica, alta, imponente, elegante, custa um balúrdio, mas enfim, é precisa. É um must.

O Leitor deseja ver a imagem? Certeza?
Então que assim seja: cá está ela, em todo o seu esplendor:
É bonita, não há dúvida. Até tem elevadores e janelas, é uma torre séria. Aliás: uma dupla de torres, quase gémeas. E sérias. Em princípio deveria estar acabado tudo em 2014, mas há um ligeiro atraso e uma pequena derrapagem orçamental de 350 milhões de Euros.
Pormenores.

O que interessa é que o BCE celebrou a realização das obras estruturais na cidade de Frankfurt: o conjunto (pois não há só as torres) surgirá na zona dos velhos mercados gerais da cidade alemã, a Grossmarkthalle. É previsto um prédio horizontal e duas torres poligonais de 185 e 165 metros.

Custo? 1.2 biliões de Euros. E já consigo ouvir as lamentações: "Mas como? Por aqui dizem austeridade, cortam ordenados, serviços e reformas e depois gastam um monte de dinheiro numa coisa desta?".
Deveriam mas é ter vergonha na cara, sempre com pensamentos negativos: este não é dinheiro dos contribuintes, simplesmente o BCE ganhou o Euromilhões. É tudo de borla.

Explica o designer Wolf Prix da Coop Himmlblau, o escritório de Viena que ganhou em 2004 o concurso do BCE:
Esta estrutura terá uma presença verdadeiramente forte porque a ideia de base é uma geometria muito complexa.
O que significa: teria sido possível construir um prédio normal, se calhar um pouco mais em conta, mas sabem como é, nós somos arquitectos, temos fantasia e imenso estilo.

Mas voltemos ao custo: certeza que o BCE ganhou o Euromilhões? Não será por acaso dinheiro que o BCE imprime para depois emprestar aos escravos, os quais terão que pagar com lágrimas e sangue porque "viveram acima das possibilidades" e "as dívidas têm que ser pagas"?
Não não, não: foram os Euromilhões, acreditem. Até tinha aqui cópia do recibo, mas o Leo decidiu engoli-la. Estúpido cão, cospe já o recibo!
Nada, não há paciência com este bicho...

Mesmo assim: não dava para ficar na velha sede e se calhar utilizar o 1.2 biliões de Euros para outras coisas, talvez um pouco mais úteis, por exemplo na área do social?

Observação válida, mas também neste caso a resposta é "não".
A velha sede é velha mesmo, tem problemas de infiltrações, uma torneira do 7º andar funciona mal, o administrador do prédio já fez saber que no futuro será preciso pintar a fachada e rever o sistema de esgoto. Isso para não falar da vizinha do 14º andar, com o filho que escuta Heavy Metal o dia todo e perturba o trabalho dos funcionários.

Além disso há o problema dos carros: a zona está sobre-lotada, encontrar um estacionamento é problemático, o mesmo Presidente Mario Draghi apanhou uma multa no mês passado por ter estacionado o Fiat Punto dele por cima duma passadeira.
Não dá, mesmo com toda a boa vontade não dá.

Portanto, estes 1.2 biliões de Euros não devem ser vistos como um custo mas como um investimento: mais condições significam mais produtividade. É esta a Europa que cresce.

Informação Incorrecta apresenta também em exclusivo o projecto da nova sede da União Europeia, pois sabemos que também a sede em Bruxelas já tem os seus anitos.

E também neste caso, algo elegante mas sem dar nas vistas e poupado, segundo o melhor estilo Euro:

Porque a Europa merece.


Ipse dixit.

Fontes: Il Corriere della Sera

8 comentários:

  1. Longa vida ao Rei. Que ele continue a engordar, pois se ele está bem, nós estamos bem.

    ...
    Estas "coisas" deprimem-me...enfim.


    Abraço,
    --
    R. Saraiva

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5.12.12

    Olá Max,

    Estas noticias deixam-me revoltado...e a pensar que a senhoriagem dá muito, muito dinheiro...tanto que nem sabem como gastá-lo..., quero dizer, saber sabem... mas fazer haircuts a dívidas ou baixar juros aos países não pode ser...são maus exemplos para os "mercados", como afirmou o ministro das finanças alemão no que diz respeito a Portugal sugerir uma melhoria de condições do empréstimo (com taxas de juro que fariam corar os agiotas da Idade Média) no seguimento do que aplicaram á Grécia.

    Um abraço

    Zarco

    ResponderEliminar
  3. Rita M.5.12.12

    Claro que ganhou o Euromilhões Max, toda a gente sabe.

    Quanto a esta leitora ganhar vergonha na cara depois de todo o tipo de pensamentos negativos que lhe ocorreram quando viu a foto... a vida não é justa, é que pensar, tal como respirar, ainda é à borla, pelo que ainda penso o que me apetece perante estas façanhas. Eu sei, não devia, coitados dos senhores, mas é um defeito meu.

    Abraço
    Rita M.

    ResponderEliminar
  4. Rita e Zarco,

    como vos percebo. E essa classe parece tão intocável.
    Gozam na frente da escravatura...


    Abraço,
    --
    R. Saraiva

    ResponderEliminar
  5. Rita M.5.12.12

    Pois Ricardo, parecem intocáveis, mas não são. São pessoas como todas as outras.

    Nem sei o que me deixa mais nem sei bem o quê... incrédula, indignada, revoltada... sei lá... se o que eles fazem, se o que nós deixamos que eles façam.

    Abraço
    Rita M.

    ResponderEliminar
  6. maria5.12.12

    Olá todos: percebo a justa revolta de vocês, mas considerem que estas visibilidades são boas porque mostram, exibem, descortinam, sei lá o que vou dizer para explicitar que não pode haver quem não veja...e quem sabe também se revolte e decida por iniciativas incorrectas.Abraços

    ResponderEliminar
  7. Rita M.6.12.12

    É bem verdade Maria, esta é daquelas que está bem à vista de todos.

    Agora é que reparei devidamente na segunda foto Max, está mal eu sei. Bem escolhida. A moeda que "tudo vê".

    Abraço
    Rita M.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6.12.12

    Também pode ser mais uma forma de injecção de liquidez no mercado.

    Sejamos positivos. Pelo menos o BCE desta vez, fez alguma coisa útil pela economia.
    Sempre é melhor espetar com o dinheiro na conta de um consórcio construtor, do que em mais um dúzia de bancos.

    Krowler

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...