23 abril 2013

Série: "As dívidas têm que ser pagas"

Por vezes aparecem notícias tão desconcertantes que até não dá para acreditar.
É o caso da Grécia.

O diário Tanea relata o conteúdo de duas circulares com as quais o Secretário Geral das Entradas fornece instruções aos departamentos fiscais em tema de dívidas em atraso. A solução encontrada pelo Ministério é simples: o cidadão que tiver dívidas com o Fisco superiores a 5.000 Euros e não pagar, fica preso.

Claro, o cidadão tem sempre a possibilidade de pagar em 48 cómodas prestações. Mas atenção: não pagar uma das prestações estipuladas significa prisão.
E se o cidadão não tiver mesmo nenhum dinheiro ou bens que possam ser vendidos? Neste caso passará uns tempinhos como hóspede do Estado, com cama e comida incluídas, segundo o seguinte esquema:
  • dívida de 5.000 Euros: prisão até 12 meses
  • dívida de 10.000 ou mais Euros: prisão mínima de 6 meses
  • dívida de 50.000 ou mais Euros: prisão mínima de 12 meses
  • dívida de 150.000 ou mais Euros: prisão mínima de 36 meses.
É importante realçar como os montantes não se referem à dívida líquida mas incluem juros e sanções. Isso significa que a dívida original do cidadão não era de 5.000 Euros, mas inferior.

Os cidadãos com dívidas não pagas serão enviados para um campo militar na Prefeitura de Ática, como afirmado num primeiro tempo pelo Ministro da Justiça Kostas Karagounis; mas o Estado procura outras estruturas militares, nomeadamente antigos quartéis, que possam ser utilizados como campos de concentração.

Na Grécia a medida é encarada como uma tentativa de assustar ou uma mera provocação. O mesmo Karagounis especificou nas últimas horas que na maior parte dos casos os devedores serão simplesmente obrigados a utilizar uma pulseira electrónica e a trabalhar gratuitamente numa espécie de "prisão agrícola". Sempre prisão é, mas sendo "agrícola" pode ser encarada com espírito quase ecologista. E a pulseira é fashion.  

Quantos Gregos podem ser abrangidos por esta medida? Segundo o mesmo diário, são 2.5 milhões de pessoas. Nada mal, num País com pouco mais de 10 milhões de habitantes: Atenas nem chega aos 700.000 moradores.


Ipse dixit.

Fontes: Tanea (1), Tanea (2), Corriere della Sera

4 comentários:

  1. Caro Informação Incorreta

    Eu tenho uma prisão perfeita aqui em Portugal......
    O vulcão da ilha do corvo , nos açores era perfeito.

    Punha-se no centro do vulcão umas tendas de campanha militar, uma vala de 10 metros de largura, e 3 metros de fundo, a volta das tendas, uma cerca eletrificada, entre a cerca e a vala minas antipessoais, daquela que explodem o pé , mas não matam o gajo.

    E para grande finale, muitos crocodilhos do nilo, esfomeados.

    Cabiam lá assim com 50 mil contribuintes em atraso.

    É o que o gaspar + passos + o ruminante de belem deviam fazer, já ontem.

    ESTE ZÉ POVINHO PORTUGUES, SÓ TEM O QUE NERECE, OXALÁ QUE TOMEM O EXEMPLO DA GRECIA AQUI NESTE PANTANO ........

    Um abraço.

    Ramiro Lopes Andrade
    O CAVALEIRO DO APOCALIPSE

    ResponderEliminar
  2. Isso se chama terror psicológico e só otário cai nessa! Não pago! Não pago! Não pago! Quero saber quem da elite e da classe alta paga suas dívidas. HellôôÕ! Ninguém... só pobre paga dívidas com o estado por que é "gado".

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23.4.13

    LINDOOOOO !!!!! Só faltava isto para o ramalhete grego ficar composto.
    É de ir às lágrimas de tanto rir. Votam neles e eles como agradecimento ... tunga, metem-lhes uma pulseira electrónica, ou então vão ver o sol a nescer aos quadrados.
    E os gregos não fazem nada. Aliás, as pessoas nunca fazem nada. Já não há homens de fibra como antigamente.
    O tipo ou os tipos que se lembraram de uma destas, com cidadãos decentes, não chegavam a velhos.
    Haja paciência!

    Krowler

    ResponderEliminar
  4. maria24.4.13

    FAN-TÁS-TI-CO!!!!!!!São gênios mesmo!! Como converter uma quarta parte de um país em uma prisão a céu aberto! É a apoteose da sociedade de controle!! Max, e leitores de ii. Isto sim, é um grande acontecimento!! Parabéns, Max pela divulgação.Abraços

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...