30 maio 2013

Os bancos, o óleo, a terra dos outros

De acordo com um relatório apresentado pelo FoE (Friend of Earth Europe), um grupo de bancos têm providenciado mais de 1 bilião de Euros em favor da empresa de agro-negócio Wilmar International, sediada em Singapura, para operações de land grabbing na ilha de Kalangala: mais de 3.600 hectares de floresta que serão arrasados para que seja possível implementar a produção de óleo de palma.

E as pessoas que aí viverem? Expulsas.

Os nomes dos bancos? Os mesmo de sempre: HSBC, BNP Paribas, Deutsche Bank e Rabobank.

O projecto para o cultivo de óleo de palma na Uganda é gerido pela Uganda Limited (OPUL), uma joint venture em que a Wilmar detém aproximadamente 39% das acções; no projecto participa também o governo da Uganda com um empréstimo de 12 miliões de Dólares.

O projecto teve início em Kampala, em 1998, com o apoio do Banco Mundial; o qual a seguir foi obrigado a retirar-se, pois é complicado arrasar as florestas dum lado e rogar uma política de protecção da natureza do outro. Sobretudo quando toda a operação viola até as leis constitucionais da Uganda: 
  • Secção 26 da Constituição de Uganda, que impede a aquisição de terras pela força,
  • Lei de Aquisição de Terras, que define os procedimentos para a compensação dos terrenos adquiridos pelo governo
  • Lei Nacional do Meio Ambiente de 1988, que o projecto viola não considerando uma zona-tampão de 200 metros entre a plantação e o lago Victoria.
Pormenores.

Estes os montantes envolvidos:
HSBC: 921 miliões de Euro
BNP Paribas: 241 miliões
Deutsche Bank: 24 miliões
Rabobank: 222 miliões

Também há a participação do fundos de pensões holandeses ABP e Pensioenfonds Zorg en Welzijn.

A revista Newsweek em 2012 classificou a empresa Wilmar International como a pior do mundo no desempenho ambiental entre as 500 maiores empresas de capital aberto. Mas também este é um pormenor do ponto de vista dum banco.


Ipse dixit.

Relacionado: A Grande Corrida: Land Grabbing

Fontes: FoE

1 comentário:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...