21 junho 2013

Brasil: as dúvidas

Continuam os confrontos no Brasil.

O mapa
O Diário Público acaba de publicar um mapa, retirado do brasileiro Folha de S.Paulo este:


Direita?

No entanto, uma Leitora (que agradeço) envia um artigo do blog Conversa Afiada (via Brasil Cultura).
Publico para avaliação dos Leitores:
Acredito que descobri quem são os infiltrados no movimento MPL. Quem esteve agitando na rua, quebrando tudo, é a direita! A infiltração no movimento de rua do MPL que vem causando transtornos em meio a passeata pacifica, tem vários nomes, movimentos, mas uma forma de agir, cooptar e incitar a violência. E só descobri isso porque lancei uma isca e deu certo!

Coloquei na minha página uma mascara do Anonymous, postei palavras de ordem, distribui a informação em grupos conservadores e não tardou para entrarem em contato. Para a turma que ainda acredita que tem uma divisão no MPL em São Paulo, que existe bagunceiros quebrando tudo, e que isso ocorre ao acaso, tenho uma bomba pra vocês. Não é divisão… é infiltração golpista.

O que esta em ação, é o mesmo plano que levou o Jango a ter que aceitar o parlamentarismo em 1962 e posteriormente resultou no golpe em 1964, só que agora contra o PT. Estão inflamando jovens conservadores para criar o caos. Com o governo sem ação e com o discurso de que existe perigo de um golpe de esquerda à direita, associada a militares e religiosos surgira com o discurso de que precisam tomar o poder para limpar a casa. Mas a história, como todos sabem, se repete duas vezes, e a segunda como farsa.

Estamos diante de uma revolução de fundamentalistas religiosos, aliados as elites golpistas conservadoras. Atentem aos sinais. A semana inteira estive informando que tem uma infiltração da direita dentro do movimento das ruas. Porem a dois meses cantei a bola, estão tentando um golpe de Estado conservador contra o governo Dilma. Isso surgiu com os boatos do corte do bolsa família e a mentira de que os 6 mil médicos cubanos que entrariam no Brasil, seriam agentes para ajudar em um golpe do PT (?!). Não tardou para pedirem aos militares a derrubada do governo.

Notem o movimento de leis conservadoras religiosas no congresso, agredindo o Estado laico. Ou o PEC 37 que querem acabar com os poderes de investigação do Ministério Público, tudo esta intimamente relacionado. Os agitadores, no entanto não são os comandantes. A retaguarda com orientação de partidos não mostra a cara, colocam idiotas uteis nas ruas para atrapalhar o MPL. Criam páginas secretas no facebook com nomes como “Brasil Comum”, “Basta”,“Chega”, “Fora Dilma”, “muda Brasil” entre outras dezenas encontradas.

Procuram ativistas que estão reclamando da situação. Emitem uma isca para ver o perfil da pessoa. Eles estão criando pequenas células que ficam ocultas. Listas e eventos de facebook fechadas não podem ser identificadas nem localizadas. Se der errado a célula, podem apagar sem maiores estragos sem chamar atenção. Comecei a desconfiar dos contornos tomados pelos agitadores, que vem agindo contra as recomendações pacifistas do movimento MPL, quando fui procurado para ser suposto líder de um movimento revolucionário!

Me procuraram aleatoriamente por que viram minha imagem do “anonymous” e minhas postagens das fotos do evento do MPL no meu perfil. Me acharam como um suposto “indignado”, sem saberem que sou de esquerda e não me oponho ao governo do PT, mas me oponho a violência da policia de Alckmin contra os manifestantes e também me oponho a qualquer ameaça contra a democracia. Ainda acredito que a política brasileira de lado a lado esta corrompida, indiferente aos partidos, mas isso deveria ser resolvido com uma ação de renovação da política através de processo eleitoral como ocorreu nas últimas eleições italianas.

Dei corda e deixei eles escreverem, descobri que eles estão cooptando pessoas com diversos nomes de entidades e movimentos, buscando jovens para fazer estes atos. Justificando que o governo Dilma é corrupto e que é hora de se indignar e fazer uma revolução. Antes de entrar me fizeram uma pergunta. Se eu estava pronto para ser líder? Disse que sim, pra ver do que se tratava o grupo. Fui cadastrado na página após ter aceito o papel de “liderança”… dentro mensagens de ordem. Ou seja, eles estão cooptando com o pressuposto de incitar uma revolução, convidando as pessoas para uma suposta ação heroica. Chamam de “guerreiros”, falam em salvar a nação, luta contra corrupção, etc…

Olhe o texto da postagem do rapaz que tentou me cooptar. Vou omitir o nome dele, chamando de anônimo: anônimo “Traçar os objetivos da Manifestação, os objetivos que são comuns a todas cidades e estados do Brasil. Recrutar os líderes das cidades com manifestação. Curtir · · Seguir publicação · há 7 horas” Olhe o texto dele In box, como me abordou:

Anônimo “Manoel Neto, vc se sente pronto para ser líder dos manifesto? Importante uma resposta sua!” Após a resposta, me cadastrou no grupo. Este tipo de figura de direita, que esta articulando gente para as ruas. Eles pedem que as pessoas coloquem bandeiras do Brasil em seus perfis e recomendam que o movimento de rua mude o discurso do MPL para o foco contra a corrupção do PT. Até então, não tinha ideia com quem estava tratando. Apresentaram-se como pertencentes a organizações “sem nome”… após insistência me deram nomes de movimentos como “Basta Brasil” e “Brasil Bem Comum”. Logo em seguida ele se identificou, mas só após muita insistência: anônimo “somos da Curitiba Ativa, e organizadores do Dia do Basta E abrindo campo ainda…”

Como todos dos movimentos sociais modernos sabem, o Dia do Basta, se valeu das mascaras dos anonymous e tentou forjar uma ação do grupo no Brasil, que de fato, não era do Anonymous (conforme nota do grupo original), mas sim, uma ação articulada pela direita. Tem a direita por trás disso… Até brincamos na época, que os ataques hackers que ocorreram no Brasil… eram os hackers da direita… O dia do Basta, tem PSDB e partidos de direita de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro no comando… era uma tentativa de levantar o povo contra o PT, usando a associação ao mensalão, com atual governo, como motivo pra gerar revolta popular e a derrubada do governo.

Eles é que estão infiltrados no movimento de rua do MPL e Revolta do Vinagre… e só se abriram comigo, porque se enganaram com a imagem que eu coloquei no meu perfil… assim que viram minhas opiniões, pararam de conversar comigo. OS FORTES INDÍCIOS SÃO PÚBLICOS, PODEM SER ENCONTRADOS NA INTERNET: Páginas sugerem um golpe militar contra o governo eleito de Dilma Roussef, com a alegação falsa da nação correr risco de um golpe comunista. A página Golpe Militar 2014, deixa claro, que pretendem dar um golpe, “preventivo” contra os comunistas: “#QueremosOsMilitares BOA NOITE IRMÃOS PATRIOTAS! Enquanto não chega “A HORA”, vamos visitar a página oficial do Exército Brasileiro no Facebook e deixar comentários positivos e de apoio nos posts, com a HASHTAG:”

https://www.facebook.com/GolpeMilitar2014?ref=ts&fref=ts

Alas radicais, que apoiam anonymous e Dia do Basta, ficam indignados com a participação da esquerda em protestos, demonstrando ódio a partidos, e no entanto defendendo políticos como Fleiciano. Isso fica evidente no depoimento do auto intitulado “Patriota”:

http://www.youtube.com/watch?v=0tHVecOrJV0

Os vídeos, links e manifestos, fazem conexões entre as organizações, mostrando que são a mesma rede de relações:

http://diadobasta.blogspot.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Basta http://www.jornaldelondrina.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1295109

A ligação com o anonymous é evidente. A própria página do grupo noticiava o dia do basta. Foi retirada do ar, mas pode ainda ser vista a imagem do evento via link do Google, Anonymous e Dia do Basta:

http://www.google.com.br/imgres?um=1&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hl=en&biw=939&bih=456&tbm=isch&tbnid=UU_joxRZ0y50mM:&imgrefurl=http://www.anonymousbrasil.com/politica/dia-do-basta-21-04-2012-protesto-contra-corrupcao-no-brasil/&docid=RNr2DxLdkxMyGM&imgurl=http://anonymousbrasil.com/wp-content/uploads/2012/04/Curitiba-Parana.jpg&w=620&h=465&ei=IbHBUZu1CrS30gGHtoCgCw&zoom=1&ved=1t:3588,r:3,s:0,i:89&iact=rc&page=1&tbnh=194&tbnw=245&start=0&ndsp=8&tx=151&ty=67

Uma líder do MPL em São Paulo me confirmou suas suspeitas. E em seguida me deram outro nome que surgiu por lá, um tal de “Mudança já”, que é no fundo a mesma coisa que os outros grupos. São dezenas de células, todas com o mesmo discurso. Na página deles consta a seguinte informação: “MOVIMENTO APARTIDÁRIO por uma gestão pública decente, educação e cidadania SOMOS APARTIDÁRIOS!” Como todos sabem, suprapartidário é democrático e livre, partidário tem lado, e apartidário, sem partido, é fascismo, portanto totalitarismo. Estamos tratando aqui de extrema direita.

http://www.mjmudancaja.blogspot.com.br/p/causas-e-objetivo.html

É o mesmo grupo, assim como os outros, que pedem o abaixo assinado de impeachment da Dilma, é só ver as imagens de fotos das pessoas com bandeiras do Brasil, fotos do Anonymous e seguir as conexões.

http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_da_Presidente_Dilma_1/?fxPYJdb&pv=21

Quem montou a petição e Rogério Teixeira (M. Brasil), notem que isso é a abreviatura de Muda Brasil. Mais uma das células. Tem página no facebook:

https://www.facebook.com/SociedadeAlternativaBrasil

Na mesma página, existem conteúdos de cunho religioso, como a frase do novo Papa, conclamando que o cristão precisa ser revolucionário:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=341284762668951&set=a.254647121332716.63259.254633061334122&type=1&theater

Estranhamente, se fizermos as conexões, iremos acabar não apenas achando PSDB, partidos de direita, bem como ligações com a banca evangélica, representantes da igreja católica, evangélicos e políticos ligados a ditadura, entre outros, figuras como Bolsonaro, Feliciano, Alckmin, e até páginas conclamando o falecido Eneias… Esta tudo postado nas páginas citadas, é só entrar nos links, seguir membros e conexões externas. Existe um “nacionalismo”conservador, oculto, que pede mudança no Brasil via golpe militar, derrubada do PT, que na verdade quer dizer, ódio e xenofobia.

https://www.facebook.com/ImpeachmentDilmaja

Ou seja a razão que une estas pessoas é ódio a gays, negros, nordestinos, pobres, MST e programas sociais do PT em favor de pessoas carentes. Ou seja, quem se levanta alegando salvar o Brasil, odeia o povo brasileiro. O perfil típico dos envolvidos é classe média, branca, homem, de 16 até 45 anos, com ideias reacionárias, com maior concentração em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. O grupo pretende lutar contra corrupção, mas só aponta pro PT, e não cita mensalão do PSDB, nem outros escândalos nacionais. Nem a corrupção geral da política e da podridão que existe hoje no congresso. Então o movimento alega ser apartidário, mas só ataca um partido (?) Notem que a página do Anonymous que é enviada para incitar os ataques é composta por denuncias e dados que atingem exclusivamente nomes do PT e aliados.

http://www.anonpaste.me/anonpaste2/index.php?495e80b2d6fc3424#maVpcox/PRjdCEV2kHSBDxYgs3wAOJBozrzqxyix5Ms=

Como o movimento alega ser apartidário, se os ataques são exclusivamente contra a esquerda? Diversas Rach Tags levam a pedidos de luta contra corrupção e no meio divulga discursos contra a Dilma, contra comunistas e contra aliados do governo: #OGiganteAcordou #AcordaBrasil #BrasilMostraTuaCara #EstamosEmTodosOsLugares #Naocorrupcao #Manifestacoes #Protestos #Direitos #Brasil #QueremosDemocracia #Democracia #VemPraRua #AmanhãVaiSerMaior #BRevolution #CopadasManifestacoes #mudança O caso me sugere mais sério do que um simples levante desordenado… e o movimento do MPL não é o movimento que esta criando a desordem. É evidente a forma que estão agindo infiltrados. Como os agentes da Cia na derrubada de Salvador Guillermo Allende do governo do Chile em 1973. Eles devem ter milhares fazendo isso… juventude e comitês do PSDB? Partidos evangélicos, cristãos? Extrema direita? Neo nazistas? Quem mais? Aliados internacionais?

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/esportes/2013/04/24/SECRETARIO-GERAL-DA-FIFA-RECLAMA-DE-EXCESSO-DE-DEMOCRACIA-NO-BRASIL.htm

O próprio MPL entrou em contato, me confirmando a suspeita de infiltração: “Oi Manoel, legal! Seu relato já havia chegado a mim por outras vias. Eu já suspeitava desde o princípio!” Carol Cruz (MPL- SP) Isso é o que esta ocorrendo no Brasil. Existe o movimento legitimo, que esta lidando apenas na pauta das tarifas de ônibus e existe o movimento golpista, que pretende derrubar a presidente Dilma. Tome cuidado com discurso nacionalista e apartidário neste momento, pois este discurso é orientado por extremistas que querem acabar com a participação popular. A única fala que interessa no momento é democracia e preservação do Estado de direito. Temos constituição! O movimento precisa ser pela legalidade! Manoel J de Souza Neto

http://www.brasilcultura.com.br/sociologia/relato-de-como-descobri-os-infiltrados-nos-movimentos-do-mpl-pelas-ruas-do-brasil-artigo/
O que acham de tudo isso?
Pessoalmente não sei que dizer. Sigo as notícias com espanto, como todos aqui na Europa. Mas não temos meios para uma avaliação, as notícias dos media são lida com suspeita.

Só isso?

Uma manobra da Direita? Sabemos que as feridas entre o antigo regime e o novo Brasil ainda não estão saradas. E lembro dalgumas conversas perante uma pizza e um copo de tinto, nas quais afinal previa-se quanto acontece nestes dia. Mas será que não pode haver mais do que isso?

Do meu ponto de vista (é, claro, um ponto de vista bastante limitado) existem erros cometidos por este governo (ou melhor, pelo governo anterior: Dilma está aí para levar na cabeça agora). Não será que o descontentamento, apesar de poder ter sido provocado por elementos da Direita, consegue recolher uma real insatisfação de muitos brasileiros, independentemente da cor partidária?

Lembro, por exemplo, de quando uma Leitora do Brasil (olá Anne Carole!) meses atrás alertava-me acerca dos confrontos entre estudantes e forças policiais. Confrontos que não tinham uma cor política, mas a vontade de conseguir melhores condições académicas. Conseguiu este governo atender às necessidades não de todos mas pelo menos de boa parte dos brasileiros? Que tal, por exemplo a PEC 37? Era mesmo preciso?

PEC 37

Para os Leitores de Portugal: A PEC 37 é uma proposta de emenda constitucional ao artigo 37 que retira o poder de investigação do Ministério Público. Entre 2010 e 2013, o Ministério Público foi responsável por 15 mil acções penais, entre elas, as de corrupção que envolvem políticos e a polícia; casos mediáticos como o Mensalão (que envolveu membros do Governo Lula) ou o de Paulo Maluf, antigo Governador e presidente da Câmara de São Paulo.

Era mesmo preciso? Quem o génio do governo que avançou com esta medida?
Retiro uma frase do texto publicado acima:
[...] a razão que une estas pessoas é ódio a gays, negros, nordestinos, pobres, MST e programas sociais do PT em favor de pessoas carentes [...]
Se retirarmos gays (???), negros, nordestinos, pobres, MST e programa sociais, quantos brasileiros sobram? É que as ruas estão cheias, não de elementos do Ku Klux Klan, mas de brasileiros.
Isso, pelo menos, é o que as imagens divulgadas transmitem.

Entre as pessoas que protestam há figuras públicas que e Direita não parecem, como Caetano Veloso ou o ex futebolista Romário (agora político socialista). 

Fica a minha dúvida. E, claro está, o espaço para os cometários dos Leitores.


Ipse dixit.

27 comentários:

  1. Anónimo21.6.13

    textozinho marcado por ideologia comunista, por esta mesma lógica, nada impede que seja uma "falsa bandeira" do governo para promover uma revolução marxista no estilo venezuelano, correto? Além do mais, a maioria dos manifestantes se dizem apartidários e pregam a paz, somente um ínfima minoria promove o caos, o que o povo quer o contrário do que disse essa senhora ai.

    ResponderEliminar
  2. Amig@s,

    Acho que os protestos refletem a indignação geral das pessoas. Estão sendo "temperados" pela solidariedade a outros protestos pelo mundo e pelo Brasil (já faz um tempo que os movimentos estão na rua: estudantes, professores, sindicatos, etc.). Fico feliz de ver a insatisfação de todos nas ruas. MAS o que me dá um certo receio é o modo como as MANIFESTAÇÕES DESSA SEMANA estão sendo clara e abertamente deturpadas e direcionadas pela mídia nacional (podem comparar com a da semana passada) que, convenhamos, é TODA "CASA GRANDE", oligopólio de famílias que foram formados a mais de setenta anos e que continua servindo aos VERDADEIROS DONOS do País... Alô família Marinho, alô Jorge Paulo Lehmann, Eike Batista, Daniel Dantas! Aquele abraço!
    Não desejo apoiar direita ou esquerda. Nosso futuro não precisa se restringir a essas duas opções...

    Abraço a tod@s... e vamos ficar de olho!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21.6.13

    Como ressaltou o anônimo, um "textozinho" vermelho.

    Em plenos tempos modernos me surpreende o uso de termos tão defasados como 'esquerda' e 'direita'.

    Afinal quem é a esquerda e a direita atual?



    ResponderEliminar
  4. Costumo dizer sempre que oportunidade nunca se perde, se você não aproveita, vem outro e...
    De fato o texto é tendencioso, são meias verdades, mas a massa não se move sem os aproveitadores empurrando, então tem a cia, os partidos de direita (sei lá o que é isso, mas soa bonito).
    Dai a dizer que o governo do PT/Dilma/Lula dá alguma coisa ao povão já é fanatismo cego, atende às necessidades, só dos luxos da Dilma que se hospeda nos melhores hotéis da Europa. Dizer que a "classe media" é a responsável, melhor ver antes como é essa classe média que vive 60% endividada.
    Se retirarmos gays (???), negros, nordestinos, pobres, MST e programa sociais, quantos brasileiros sobram? Sobram poucos que vivem trancados em seus apartamentos com medo da violência nas ruas, e quanto a PEC37 é só mais uma ferramenta pra facilitar a corrupção impune.
    O problema com os militares é que eles não tem munição nem combustível pra ir às ruas, talvez o Papa empreste algum pra resolver a situação antes dele chegar aqui.
    O Brasil é um pais muito rico, tem muito petróleo, safras gigantescas, minérios exportados em grande quantidade, o que enriquece o governo e favorece o desvio do dinheiro em quantidades assustadoras, o governo PT vendeu o que o anterior não vendeu, estádios, campos de petróleo, agora os portos e por ai vai. Gastou-se demais com copa e nenhum investimento em infra estrutura (estradas, ferrovias, ensino) foi realmente executado. Eu falo que é um processo de africanização

    ResponderEliminar
  5. E se a esquerda estiver forjando um golpe de direita para ela (A ESQUERDA) poder finalmente consolidar sua DITADURA DOS VERMELHOS. Nâo seria esse o "grande salto" que aparece da propaganda (subliminar) do PT? Vejam só: PSDB nunca foi direita, é o socialismo fabiano, aquele pelas vias sutis. A direita a muito tempo tá mortinha. ISSO É PAPO DE MILITANTE PETISTA com seu palavreado conhecido. Se esse história realmente acontecer, pode bem ser o GOLPE FINAL DA ESQUERDA. Olha o LULALá Messias chegando gente!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21.6.13

    Acho que sinto é um profundo pesar por vocês...

    Vocês são tão estúpidos e mesquinhos quanto a elite financeira puxando as cordinhas.

    Mas, afinal de contas, ANARQUISTAS e comunistas (verdadeiros, nada dessa corja governista do PCdoB) conseguiram baixar a tarifa do transporte público. E a periferia, o povão, os pobres, se manifestou em peso.

    Querem dar golpe? Pois vão ser tão ou mais oprimidos do que já são neste governo de merda.

    Seus anticomunistas do caralho.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21.6.13

    Bastaram os manifestantes apartidários pedirem para baixarem os estandartes partidários, que eram exibidos com desenvoltura por uma parcela da 'esquerda' (PT e afins) buscando tomar a frente das manifestações, que brados de "FASCISMO" "NAZISMO" "DIREITA" e bla bla bla... ecoaram.

    ResponderEliminar
  8. 190 000 000 de iludidos pela emoção da ignorância... A CIA nunca dormiu em serviço... Imagina como devem estar comemorando o sucesso da missão. 20 centavos de aumento de tarifas na passagem de ônibus e outras ninharias contra bilhões de euros e dólares pelo saque do petróleo do pré sal brasileiro... Não está desconfiando de nada? Ideologias inumanas impunes no poder continuarão... Neste jogo milenar casa grande x senzala você é sempre o despreparado. "O PODER" escravista e torturador se preparou para isso. Você não. Ai de você! Sobrevivemos do improviso. Ai de nós! Sinto muito, sou grato.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21.6.13

    e aí meus amigos?Ficar sentado vendo a copa, a globo, bebendo cerveja, escrevendo em blogs sobre conspiração e nova ordem mundial,esquerda ,direita...deixa rolar, afinal não há o que fazer?!Esperar o messias, o salvador talvez...esperar...esperar.A esquerda nos rouba e entrega o Brasil, a direita nos rouba e entrega o Brasil.O Brasil não nos pertence faz tempo não há esquerda nem direita; há pessoas querendo enriquecer mais ainda no governo e o povo que pague todas as mordomias infinitas...Quem ganha com a copa? aliás quem ganha com futebol?O que eu sinto é que há infiltrados ; sempre houveram, mas há também uma manifestação apartidária legitima que está pressionando por mudanças.Se não, é melhor levantarmos as mãos e nos rendermos ;é melhor ficar atrás do computador escrevendo sobre a NOM,equerda, direita ...eternamente.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21.6.13

    Quanto aos esquerdistas que estão por aí sacolejando bandeiras vermelhas, quem quer que não saiba que a bandeira vermelha trouxe mais morte, destruição, miséria e sofrimento do que todas as guerras, epidemias e terremotos somados, só prova que segue a sua própria fantasia em vez da realidade.

    Nunca subestimem a malícia comunista. Ela é capaz de manobras que ultrapassam infinitamente a imaginação do homem comum e até do "político burguês" usual. Absorver a direita numa onda de protestos esquerdistas só para depois culpá-la de todas as violências ocorridas no processo é, para um planejador comunista, não apenas coisa banal, mas até obrigação. A turma do Foro está preparadíssima para usar a massa conservadora e patriota e depois jogá-la fora como se fosse um pedaço de papel higiênico, dizendo que com isso salvou o país de uma anarquia que arriscava levá-lo a uma "ditadura teocrática e fascista".

    A esquerda pode lucrar com o crescimento da baderna ou, igualmente, com a repressão estatal do movimento. Ela está dos dois lados, controlando o tabuleiro magistralmente. Enquanto vocês discutem apartidarismo, é do PT, não, é do PSTU, não, é do povo unido sem partido, é isso o que a esquerda pensa (e leiam Gramsci se quiserem ter alguma chance de derrotar o totalitarismo invisível).

    Massas não pensam, massas marcham.

    Pedem estatização do transporte e querem monopólio do "motivo" da manifestação. Daí pro monopólio de consciência falta quanto?

    Um alienígena chega na Terra, liga a TV, vê fogo nos ônibus e 100% dos jornalistas dizendo que é um movimento pacífico.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21.6.13

    Alguns se agitam pacificamente, outros queimam carros e invadem a Assembleia Legislativa. Por quê? É a pergunta que não quer calar. Por que tanta gente se reuniu com tanta energia em torno de coisa nenhuma? De onde veio tanta vontade de agitar?

    Parece-me haver, nas últimas manifestações, três grupos de pessoas que precisam ser distinguidos para que saibamos quais são nossas possibilidades reais de ação. Em primeiro lugar, há um grupo de pessoas com um poder que provavelmente escapa à minha capacidade de imaginação. Essas pessoas são capazes de organizar e sustentar manifestações em todo o país de modo perfeitamente sincronizado. Isso exige equipes treinadas em táticas de militância e marketing, influência nos meios de comunicação oficiais, etc. O movimento tem um escritório de assistência jurídica (apenas alguns milhares de "voluntários"). Mesmo uma empresa de grande porte não tem dinheiro para realizar operação tão grande. Quem articula tais recursos gasta mais dinheiro num só dia do que eu e você ganharemos a vida inteira, e tem contatos que fariam de nós, no mínimo, deputados federais. Pelos efeitos, percebe-se a magnitude das causas. Pela opulência, percebe-se que a origem do movimento está nos mais elevados estratos políticos do país - e talvez até fora dele.

    O segundo grupo integrando a agitação é composto de militantes stricto sensu: aquelas pessoas desfraldando bandeiras do PSTU, PSOL, PT etc. Provavelmente são elas as principais responsáveis pela coordenação das massas; são elas que ensinam como bloquear bombas de efeito moral, são elas que propõem estratégias de choque político e midiático (como a repentina conversão de vândalos em floristas, quando aparece uma câmera). São elas que determinam o rumo da multidão, com táticas de pressão que funcionam quase sempre (quem tem dúvidas sobre a capacidade da militância de controlar uma turba, que frequente mais assembleias estudantis). São eles que, ao estabelecerem contato com o cidadão comum nas manifestações - aquele mesmo cidadão que ostenta a bandeira do Brasil e grita contra a corrupção - principiam imediatamente a falar da volta do integralismo, do fascismo, do nazismo. São os comandantes da massa, e também a polícia ideológica em vigilância perpétua.

    O terceiro e maior grupo é o dos cidadãos desorientados, com visões radicalmente heterogêneas, que veem nos protestos os mais variados sentidos e, no entanto, compõem o grosso da multidão. Discordam da maior parte das reivindicações partidárias - basta notar o desprezo da multidão pelas bandeiras do Movimento Passe Livre, organização responsável por boa parte do barulho. Preferem falar de corrupção, escolas, hospitais e outras platitudes. Se não for genérico, não é povo. São eles que dão ao movimento, pelo número, alguma legitimidade; são eles também os "fascistas" que o movimento desautoriza oficialmente. Como não percebem que estão sendo usados? Por que decidem compor um protesto sem saber quem o organiza ou quais são seus objetivos? Em suma, de onde vem a cegueira, e de onde o impulso?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21.6.13

    Qualquer tentativa de convencer pessoas do segundo e do terceiro grupo resultará em brigas intermináveis, debates de surdos e, no caso de insistência, em safanões. De quebra, pode servir para fixá-los ainda mais em suas presentes opiniões; a parte contrária vira automaticamente um capacho das misteriosas forças da poderosíssima "direita", pouco importando que este capacho em particular seja pobre e trabalhador. Em outras palavras, esta não é uma guerra para os pequenos. Se alguém tentar agir por conta própria, positiva ou negativamente, só conseguirá intensificar ainda mais o poder dos grandes. Eles têm meios de direcionar a energia das massas, estejam elas favoráveis ou contrárias à agitação atual.

    Não basta, por outro lado, conseguir algum cargo ou influência. Ainda assim, estamos sujeitos a mil técnicas de controle social, mil ações de desinformação. Precisamos conseguir garantias interiores contra os ataques da grande mídia, dos amigos e até da família. O único modo de influenciar os acontecimentos é adquirindo meios espirituais e materiais de agir sobre a sociedade e defender a própria alma. E eu proponho que se comece do começo, pois não acredito em outra solução. Quem queira passar à ciência política quando não domina ainda as letras, condenar-se-á a estudar uma ciência política superficial, falsa ou maligna: aquela que surge da sua própria cabeça. Os livros são escritos com linguagem; quem não domina a linguagem, não compreende nada. Quem não compreende, inventa o sentido do que lê; e quem só aprende o que inventou, continua estúpido. Aqueles, pois, que quiserem salvar o país, tratem de começar pela estudo das letras.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21.6.13

    Os protestos dos últimos dias são parte de um programa organizado que têm como estrutura uma ampla rede de captadores de verbas de incentivo à cultura, mídias e movimentos sociais ligados ao Governo, financiados por empresas como a Petrobrás e que tem como principal fonte de apoio internacional a Fundação Open Society, do megainvestidor George Soros. Não há mistério nisso, já que toda essa rede tem suas relações abertas e declaradas em seus sites, bastando ao descrente averiguar por si mesmo seguindo caminho óbvio pelas fontes do dinheiro e das teorias amplamente difundidas nestes meios. O que pouco se sabe é o funcionamento interno dessa rede e que possibilitou a organização massiva dos protestos recentes.

    Estes grupos que recebem dinheiro público são ligados aos partidos de extrema-esquerda que utilizam punks como arma de guerrilha. São muitas as causas, pretextos subjetivos e reclamações sentimentalistas, mas a mentalidade esquerdista é o fator integrador dos protestos. Desavisados, muitos cristãos confundem a justiça social pedida nos cartazes com o Reino de Deus na Terra, patriotas nostálgicos e progressismos infantilóides bradam o “despertar do gigante”; clamores oriundos da ingenuidade típica das massas de manobra.

    O sociólogo pós-marxista Alain Touraine, no livro ‘Crítica da modernidade’, identifica o movimento social como o “sujeito” que, afastado do conceito de “luta de classes”, transfigura-se em projeto cultural. Funciona como um criador de consciências e transformador da sociedade já que a consciência de classe não existe e deve ser forjada com a própria militância, como admitiu o também marxista Ernesto Laclau. Portanto, a única espontaneidade dos protestos é a do servilismo útil fruto da crença equivocada no domínio popular do sentido da história, alimentada por décadas de ensino e mídia revolucionária. Quando se trata de correntes de esquerda, a massa útil de indignados só serve de bucha de canhão para destruir a ordem estabelecida e fincar no solo destruído a bandeira totalitária.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21.6.13

    Para quem achou a transição de um governo da esquerda fabiana (FHC) a um governo sindicalista (Lula) um rumo mais à esquerda, espere para ver a próxima etapa, já que os atuais líderes dos protestos julgam o PT um partido elitista e burguês. Eis o grande “salto” prometido na propaganda do partido. Um salto ao abismo.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21.6.13

    MAX E LEITORES,
    não caiam nessa conversa fiada de que é a direita que está violentando.

    A direita do Brasil é conservadora, e pede somente o fim da corrupção.

    Atos planejados e orquestrados é que são coisa feita por esquerdistas.



    JÁ DIZIA UM TAL DE LENIN:

    "Acuse-os do que você é, xingue-os do que você faz"

    ResponderEliminar
  17. Durval21.6.13

    A mudança positiva, para os padrões do PT e demais revolucionários, sabe-se bem qual é: é a do “socialismo do século XXI”, este, do Foro de São Paulo, da aliança com Cuba, com a Venezuela, com a elite do globalismo ocidental: essa que apoia aborto, a dissolução da família, que obstrui a livre iniciativa e o livre mercado, que faz da imagem dos cristãos, na grande mídia, a perfeita personificação do que há de mais repulsivo.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo21.6.13

    Tá complicada a coisa... CIA, Soros, Esquerda, Direita, Marxismo, Illuminati, Maçonaria, Anonymous, Fascismo, Nazismo, Comunismo, Anarquismo, Integralismo, Revolução Vermelha, Revolução Colorida, Golpe Militar, Patriotismo, Nacionalismo, Ditadura Militar, Ditadura do Proletariado, Socialismo, Capitalismo, Partidarismo, Apartidarismo, Manipulação das massas, Consciência das massas, Manifestações Legítimas, Manifestações Orquestradas, Pacifismo, Vandalismo... Esqueci alguma coisa? hmmm


    ResponderEliminar
  19. Anónimo21.6.13

    o partido com mais visibilidade neste brasil é o pig,
    partido da imprensa golpista
    que a mais de dez anos planta ódio contra o pt. (e continua plantando, ditando pautas para os manifestantes, por ex.).
    este é o fruto que estão colhendo agora.
    a ponto de cidadão de classe média não acreditar nem com fotos nem com números nem com documentos oficiais em nada positivo que o pt possa ter feito.
    a culpa disso é da dilma e do lula e do pt, que NÃO fizeram uma lei de mídia. só havia um lado nas informações. o que interessava à direita.
    mais,
    nas manifestações o povo que usa ônibus é minoria quase inexistente.
    o povão quer mesmo é chegar em casa após o dia de trabalho.
    emerson57

    ResponderEliminar
  20. MPL É DE DIREITA???

    KKK QUEM FALOU ISSO???

    SÓ MORANDO FORA DO BRASIL PRA ACREDITAR NISSO...

    JÁ FOI DESCOBERTO E COMPROVADO QUE POR TRÁS DO MOV. PASSE LIVRE EXISTE UMA ONG CHAMADA "ALQUIMÍDIA" QUE RECEBE DINHEIRO DO GOVERNO DO PT.... OUTRO MOVIMENTO CHAMADO "JUNTOS", PERTENCE AO PSOL, TAMBÉM DE ESQUERDA.
    VÁ NUMA MANIFESTAÇÃO AÍ VOCÊ VAI ENTENDER! SÓ PELA APARÊNCIA VOCÊ PERCEBE. 90% SÃO COMUNISTAS, REVOLUCIONÁRIOS E DEMAIS IDEOLOGIAS PROGRESSISTAS.

    KKKK QUE PIADA!

    E ESTE BLOG ONDE FORAM TIRADAS ESTAS "INFORMAÇÕES" É DE PAULO HENRIQUE AMORIM, DECLARADAMENTE DE ESQUERDA...

    FALA SÉRIO INFORMAÇÃO INCORRECTA... ESTUDE E PESQUISE MAIS. DESTA VEZ VOCÊ COMEU BOLA.

    ResponderEliminar
  21. MPL É DE DIREITA???

    KKK QUEM FALOU ISSO???[...]

    FALA SÉRIO INFORMAÇÃO INCORRECTA... ESTUDE E PESQUISE MAIS. DESTA VEZ VOCÊ COMEU BOLA.

    Acho bastante simples distinguir entre as opiniões (bem poucas) do blog e aquelas hospedadas, muitas vezes em contradição entre elas, na tentativa de favorecer o debate e a participação dos Leitores.

    Desde logo, fiz questão de pôr o blog e o autor dele (eu!) na posição de quem pede informações, ideias e esclarecimentos, úteis para o Leitores não do Brasil e, porque não?, também para o mesmo brasileiros.

    E a esperança era mesmo esta, reunir informação, não encontrar afirmações que nunca fiz.

    Se há partes não claras, façam o favor de perguntar, será um prazer esclarecer.

    Obrigado pela atenção.

    Max

    ResponderEliminar
  22. Carlos de Barquin23.6.13


    Este texto que sua leitora lhe enviou simplesmente é a maior inversão de sujeito e objeto que já vi até hoje.

    Está clara a linguagem marxista deste texto. Está querendo acusar de fascismo as pessoas insatisfeitas e unidas em prol de um país melhor. Famílias inteiras pintadas de verde e amarelo clamando por menos corrupção.
    O movimento começou pelo MPL mas acabou envolvendo e se dissolvendo em outro discurso, discurso anti-corrupção que atraiu outros brasileiros que não estavam satisfeitos com o governo que o PT vem fazendo ha mais de 10 anos.
    Resta saber se todo este movimento foi orquestrado para algo maior ou se a pequena reivindicação do MPL sem querer acabou provocando a maioria dos brasileiros para protestar por outros motivos.

    A busca deve ser pela verdade e não pela manipulação dos fatos, ainda mais em blogs internacionais como o ii do Max. Sinto vergonha por esta leitora, vergonha alheia mesmo. Eu desconfio que esta pessoa seja alguem com ligações diretas a pessoas do MPL ou simpatizantes dessa ideologia manipuladora e suja.

    Depois começam a acusar de fascismo todos que pensam contra a mentalidade esquerdista, chega a ser cômico, pois preferem fugir de um debate com estes jargões ao invés de refutarem.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo23.6.13

    “O que traz libertação é o conhecimento da verdade”

    É esse “saber” que abre a porta para que a Verdade te liberte,
    porque quando esse “saber” entra em você, quando esse “conhecimento” entra dentro de você,
    (com o uso do seu livre-arbítrio) finalmente você pode fazer sua escolha consciente do que
    está escolhendo, sem ser enganado pela mentira.


    A mentira não é burra, mas ela nos faz ficar “burros” e ignorantes…
    Ela é inteligente o suficiente para se disfarçar de uma “verdade”.
    Ela finge muito bem… se disfarça… mente.
    É por isso que o nome dela é: mentira.


    Pois é, a mentira é “filha” do diabo… nasceu e veio dele.
    Ser liberto pela Verdade é sair do domínio da mentira.
    É sair do domínio da ignorância espiritual.


    Enquanto estivermos vivos, sempre precisaremos de alguma “libertação”,
    porque o mundo em que estamos nos “bombardeia” e nos sufoca a todo tempo,
    tentando nos tirar da Verdade, tentando nos seduzir com suas mentiras…
    A toda hora precisamos de alguma “libertação”: seja na mente (alma), corpo
    ou espírito, toda hora somos “bombardeados” pelo sistema.


    Todo mundo quer ser livre. Verdadeiramente.
    Mas nem todos sabem que para isso é preciso conhecer a verdade.
    É o conhecimento da verdade que produz libertação.

    A todo momento precisamos conhecer a verdade, mais e mais.
    E quanto mais nós conhecermos a verdade, maior será a “libertação”

    Quem mente e vive na mentira, ainda não conhece a verdade. Portanto,
    quem mente, ainda não é liberto(a)… seja em um nível (alma), ou em outro (espírito),
    quem mente está com problemas. Problemas com a Verdade.
    Porque se não tivesse problemas, não precisaria mentir, nem viver na mentira.

    Quem é liberto da mentira?
    Somente quem conhece a Verdade é liberto.


    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
    (João 8.32)

    ResponderEliminar
  24. Max, meu amigo arranjaste um assunto quente!
    Eu que tenho amigos e amigas que se enfiaram nas manifestações, posso dizer que há muita informação desencontrada e no final me coube apenas conferir fatos, mas não sei quem realmente está por trás disto e daquilo! (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/dialogo-flagra-irracionalidade-de-manifestantes-antipartidos.html)(http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/por-que-a-pm-permitiu-a-depredacao-da-prefeitura-de-sao-paulo.html)

    Logo na primeira manifestação, primeiro a polícia elogiou o evento pacífico (o próprio Ben Hur fez o elogio e em seguida foi chamado as pressas, para ver não sei o quê, e largou seus homens cuidando dos acontecimentos - http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/covardia-coronel-da-pm-parabeniza-manifestantes-antes-de-ataque.html). Neste mesmo dia a polícia militar encurralou um grupo que antes havia ajudado a evitar depredações ao longo da Paulista, enquanto que os verdadeiros vândalos estavam mais adiante pondo fogo em lixeiras e jogando pedras em vidraças... E eles não foram impedidos pela polícia! E este relato é de uma amiga que estava na passeata.

    Sugiro que acompanhem os relatos e fotos do grupo "mídia ninja" (http://twitcasting.tv/pos_tv ; http://videolog.tv/index.php - http://videolog.tv/video.php?id=991549 e a pagina do face deles: https://www.facebook.com/midiaNINJA?fref=ts) que fotografam e gravam vídeos a respeito, muitos dos vídeos eles divulgam em tempo real estando nos locais, em diversos estados e cidades brasileiras.

    Sei que tem manipulação sim, mas não sei quem é o manipulador ou quantos são! O "Movimento do Passe Livre" recebe sim verba da Alquimídia, de fundos culturais e tal... (fui conferir alguns itens dela e encontrei este link: http://www.alquimidia.org/blog/nossa-resposta/ e tem este que aparece o nome do Skárnio: http://alquimidia.org/alquimidia2/?mod=pagina&id=3260
    e neste link se vê todos os movimentos vinculados a ele: http://saopaulo.mpl.org.br/links/) o repórter da Veja entregou a informação de forma tendenciosa (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/entidade-que-e-dona-de-dominio-do-movimento-passe-livre-recebe-dinheiro-da-petrobras-e-do-ministerio-da-cultura-e-tem-incentivo-da-lei-rouanet/), mas agora a Alquimídia desapareceu com os patrocinadores.

    Também vi fotos de Skinheads na passeata, de Punks e sei que um movimento de extrema direita, que são incisivos em suas publicações contra o PT, a Dilma. Sei pelas publicações deles que foram para as manifestações para neutralizar os comunistas... como eu não fui, não sei dizer se houve trocas de sopapos entre os grupos de esquerda e os "Revoltados Online". (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/manifestantes-pediram-a-volta-da-ditadura-e-queimaram-bandeiras.html)

    Aí vem um padre e também dá sua opinião... será por esse caminho que devo acreditar? (http://padrepauloricardo.org/episodios/manifestantes-estao-usando-voces)

    Olha... tem informação para todos os sectaristas! Basta escolher de acordo com sua ideologia e terá a sua verdade montada! (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/folha-e-estadao-estimularam-violencia-da-pm-e-foram-atendidos.html) Mas o que sei é que essa dicotomia toda enfraqueceu as manifestações e vai ser difícil encontrar um líder que dê a cara para a bala de borracha e o gas lacrimogéneo e que leve todos para um resultado desejado pela população e não pelos... interessados em poder!
    prefiro seguir por este caminho:
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,leia-integra-da-entrevista-com-autor-da-proposta-do-reforma-politica-ja,1045712,0.htm ou este: http://www.qualicidade.org.br/plip-epocc/

    ResponderEliminar
  25. Os integrantes do MPL alegam serem de esquerda... caso seja de interesse leiam aqui:
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/movimento-passe-livre-no-roda-viva.html

    ResponderEliminar
  26. Anónimo1.7.13

    Olá,
    só vou dar a minha opinião quanto as fontes apresentadas aqui.

    O grupo NINJA não é santo e também é chegado mais pra esquerda quanto a ideologia.

    O Pragmatismo político é a veja só que ao contrário, é como se fosse uma veja para os mais simpatizantes a esquerda, na minha humilde opinião, é bem tendenciosa também e não poupa insultos e difamações quando alguma coisa não lhe agrada ideologicamente, assim como a revista Carta Capital.

    O Padre Paulo pelo que sei é uma pessoa muito inteligente e atenta com tudo que está acontecendo, realmente é uma pessoa de bem tentando mostrar alguma luz ou caminho para aqueles que quiserem ser ajudados.

    abraços

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2.7.13

    A verdadeira "rEVOLUÇÃO" começou.

    FORA FORO, página oficial de denúncia:

    http://foraforo.org/

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...