06 março 2014

Aviso: existe algum problema

Ao que parece, nas últimas horas um Leitor do blog recebeu este aviso:


O problema não interessa directamente Informação Incorrecta mas o web site jornalggn.com.br.
Ao ler a Página de diagnóstico da Google, pode-se ler:
Qual é o estado da lista atual para jornalggn.com.br?
O Web site está listado como suspeito e visitá-lo pode danificar o seu computador.
O que aconteceu quando a Google visitou este Web site?
Das 3036 páginas que testámos no Web site nos últimos 90 dias, 2 resultaram na transferência e instalação de programas maliciosos sem o consentimento do utilizador. A última vez que a Google visitou este Web site foi no dia 2014-03-06 e a última vez que foi detetado conteúdo suspeito foi no dia 2014-03-06.Os programas maliciosos incluem 1 exploit(s). As infeções bem-sucedidas resultaram numa média de 2 novos processos no computador de destino.
Os programas maliciosos estão alojados em 2 domínios, incluindo sivu.eu/, aerameis.com/.
3 domínios parecem funcionar como intermediários para a distribuição de programas maliciosos aos visitantes deste Web site, incluindo febinformatica.com.br/, vallenonguen.cl/, video-top.me/.
Este Web site estava alojado em 1 redes, incluindo AS32613 (IWEB-AS).
Este Web site atuou como intermediário, resultando numa distribuição mais alargada de programas maliciosos?
Nos últimos 90 dias, jornalggn.com.br funcionou aparentemente como intermediário para a infeção de 2 Web sites, incluindo projetobr.com.br/, advivo.com.br/.
Este Web site alojou programas maliciosos?
Não, este Web site não alojou programas maliciosos nos últimos 90 dias.
Como é que isto aconteceu?
Em alguns casos, podem ser adicionados códigos maliciosos por parte de terceiros de forma a legitimar Web sites, o que faria com que apresentássemos a mensagem de aviso.
Jornal GGN ou Advivo são algumas das páginas internet mais lidas no Brasil e não "distribuem" software, ainda menos "maliciosos". O que provavelmente aconteceu foi um ataque informático que, além das citadas páginas, infectou outros dois computadores.

Até agora o aviso apareceu num browser Iron, não em outros, o que é esquisito considerado que o mesmo aviso é da Google. Também pedi para que Google verificasse Informação Incorrecta e o resultado é o seguinte:
Não detetámos quaisquer problemas de segurança no seu site. Se pretender saber mais acerca dos problemas de segurança e como podem afetar o seu site, consulte os nossos recursos para sites pirateados.
Pode ser também que os sites Jornal GGN e Advivo tenham sido pirateados, pois o aviso costuma ser um sintoma disso e aceder a ambos é complicado agora.

Em qualquer caso, teria sido simpático um aviso de Google para o desgraçado que escreve aqui, um mail não custa muito.

Se os Leitor tiver mais notícias, que fale!
Obrigado.


Ipse Vírus!

Update: dado que o problema persiste e o aviso aparece agora também no browser Chrome (obrigado Anónimo!), retirei o material do site jornalggn.com.br (o "material" era afinal um link), que será reinserido logo acabado o alarme.

4 comentários:

  1. Anónimo7.3.14

    Acessando pelo Chrome, falou sobre estar entrando em site malicioso, mas geralmente sites "conspiratorios", em algum tempo, passam por isso, ai ja fui cliclando pra avançar.

    Provavelmente algum bot da Nsa ou Mossad - tendo em vista muitas tags de sionista/sionismo/judeu/Rotschild
    no seu site - que estão copiando todos os hábitos, logins, e fotos da webcam dos frequentadores deste blog.

    Nada a temer.

    Você viu o selfie da Degeneres? Mais retuitado da historia.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7.3.14

    Conforme falei outro dia, quando tento entrar na guia "últimos 1000 artigos" aparece uma página do google informando que o site contém "malware". Muito estranho.

    ResponderEliminar
  3. anónimo 567.3.14



    Confirmo.
    Ao entrar em "últimos 1000 artigos" aparece uma página do Google informando que o site contém "malware".
    Mas só com o Google Chrome, já com outros browsers não acontece.


    Nada que os participantes deste Blog desalinhado do Mainstream possam estranhar.

    A ser propositado poderá até ser considerado um elogio á consistência dos seus artigos e comentários.


    ResponderEliminar
  4. Pois.

    Só que Google, do alto da sua infinita magnanimidade, poderia avisar o dono do blog. Nada de transcendental, uma coisa do tipo "ohé, seu estúpido, olha que agora o teu blog está sinalizado como perigoso, vê lá tu".

    Descobrir que o blog é "perigoso" porque foram os Leitores a reparar nisso parece-me o máximo. Sem as vossas sinalizações eu nem teria dado por nada.

    Pior: consulto as "Ferramentas para Webmaster", sempre da Google, e este continua a dizer "Não detetámos quaisquer problemas de segurança no seu site".
    Que dizer, tudo tranquilo, é um bom dia de sol, continua a sorrir que tudo vai bem.

    Fui ver agora e o site Jornal GGN já está acessível, já não difunde "software malicioso" (sic!). Então pode ser que os avisos parem também no I.I.

    E que raio...não é por nada mas esta é a melhor maneira para desacreditar um blog, no sentido que a maioria das pessoas fica com medo (pois, o medo, sempre ele), pensa em hackers, vírus, computadores em chamas, não lê.

    Nem falo do I.I:: o Jornal GGN Brasil, por exemplo, é um óptimo site, aconselho a todos os Leitores brasileiros. Vê-se que é um bom site pelo facto de algumas vezes ré-publicar os artigos de Informação Incorrecta lolololol.

    Obrigado para todos!

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...