22 abril 2015

Alimentação: 25 mitos

Acha que os ovos têm muito colesterol? Mas acha mesmo? Erro!

Eis aqui 25 mitos da alimentação analisados.
Bom apetite.

1. O leite é a maior fonte de cálcio: FALSO
O leite não é a maior fonte de cálcio. Os vegetais têm mais cálcio que o leite e é bem mais absorvido. Interessante é o facto de haver mais casos de osteoporose nos países onde há maior consumo de leite. Os vegetais, em relação ao leite, têm ainda a vantagem de não ter colesterol e de possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras.

2. O leite auxilia no sono: VERDADE
O leite tem propriedades promotoras do sono. É rico em triptofano (o qual é convertido no organismo em serotonina, que ajuda a adormecer). Mas o leite deve ser sempre desnatado, pois a gordura estimula a atividade digestiva, mantendo-a acordada à noite. 

3. Beber sumos de frutas é melhor para a saúde: FALSO
Os sumos de fruta não têm a fibra para inibir a absorção da frutose e evitar assim a elevação súbita da glicemia.

4. Os adoçantes são melhor para a saúde: FALSO
Os adoçantes artificiais provocam danos lentos e silenciosos no sistema nervoso central, além de aumentarem a vontade de comer doces, elevando assim a glicemia. Podem provocar espasmos musculares, estado confusional, cefaleias, queda de cabelo e fibromialgia.

5. Os óleos têm muito colesterol: FALSO
Os óleos têm origem vegetal e portanto não têm colesterol. O colesterol é sintetizado pelos seres animais e não está presente em nenhum produto de origem vegetal.

6. Alguns sintomas ajudam a perceber que o colesterol está elevado: FALSO
O organismo não dá sinais de que o colesterol está elevado. Só quando já está com as artérias obstruídas é que surge o enfarte e o AVC.

7. O colesterol não é benéfico para o organismo: FALSO
O colesterol é uma molécula natural do corpo humano e é essencial para a formação das membranas celulares e para a síntese hormonal. 

8. O ovo tem muito colesterol: FALSO
O ovo tem apenas 213 mg de colesterol/unidade, mas grande parte não é absorvido. A lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, o ovo possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro (formação de novos neurónios e capacidade cognitiva).

9. Margarina é mais saudável que a manteiga: FALSO
a margarina sofre processo de hidrogenação tornando-a gordura saturada.

10. A natação é o exercício mais completo. FALSO
Não serve para prevenir a Osteoporose, pois não exerce impacto e tração nos músculos que protegem contra a doença.

11. Comer maçã nos intervalos das refeições é útil para combater a "fome". FALSO
A maçã tem acidez que estimula a produção de ácido gástrico. E tem na sua composição o ácido málico, o qual faz com que a digestão seja mais rápida, aumentando a sensação de fome.

12. Café faz mal à saúde. FALSO
O café combate a fadiga e melhora o desempenho cerebral (memória e capacidade de concentração). Tem efeito analgésico e estimula a função renal. No entanto, em pessoas com insónias e arritmias pode ser problemático. Máximo recomendado: 2 cafés/dia.

13. Cafeína pode elevar a glicemia. VERDADE
A cafeína pode diminuir a sensibilidade à insulina, aumentando os níveis glicémicos, principalmente nos diabéticos.

14. A natação faz perder peso. FALSO
Para perder peso é necessário aumentar a temperatura do corpo para queimar calorias. A água mantém o corpo frio, impedindo a queima de calorias.

15. A carne de porco é a mais rica em colesterol. FALSO
O lombo de porco apresenta menos quantidade de colesterol que o frango. Vários estudos evidenciam que a carne suína possui maior conteúdo de aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, semelhantes aos do ser humano.

16. A soja tem menos calorias que a carne bovina. FALSO
Cada 100 g de soja fornece 300 Kcal, enquanto a carne bovina fornece 179 Kcal. A soja tem 69% do seu valor calórico composto por proteínas e 27% por hidratos de carbono, enquanto a carne bovina tem 52% de proteínas, sendo o restante gordura.

17. Pão tostado engorda menos que pão normal. FALSO
100 g de tosta contêm 433 calorias enquanto o pão branco tem 286 calorias. A tosta tem menos água na sua composição, levando a maior concentração de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

18. Comer antes de deitar engorda. FALSO
O ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. E ir para a cama com fome por ter ingerido poucas calorias durante o dia aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum e desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.

19. Sumo de beterraba evita a anemia. FALSO
A beterraba possui muito pouco ferro, enquanto a carne vermelha possui cerca de sete vezes mais, além de ser mais facilmente aproveitado pelo organismo. 

20. Os produtos hortícolas perdem propriedades quando confecionados VERDADE
Quando se cozem os alimentos, alguns nutrientes de relevante importância, nomeadamente vitaminas e minerais hidrossolúveis, perdem-se na água de cozedura, pelo que é importante aproveitar sempre que possível a água de cozedura de legumes e hortaliças, que é o que vantajosamente acontece nas sopas, caldeiradas, ensopados, estufados. 

21. As frutas têm que ser comidas sem casca FALSO
O melhor é consumi-las com casca (quando possível: o coco já...) porque esta representa uma óptima fonte de fibras. O importante é que seja muito bem lavadas para retirar todos os resíduos dos produtos agro-tóxicos. 

22. Massa instantânea ou não é a mesma coisa FALSO
A massa em si não é prejudicial, pelo contrário: é uma excelente fonte de carboidratos. O problema está nos condimentos utilizados na versão instantânea, a que dão sabor ao macarrão: são temperos que contém grandes quantidades de sódio, causa de aumento da tensão e retenção de água. Melhor evitar. 

23. Comer abacaxi ou ananás após as refeições ajuda a emagrecer. FALSO
O abacaxi auxilia no processo digestivo devido à presença da enzima bromelina, mas não no processo de emagrecimento. 

24. Beber água às refeições engorda FALSO
Este é um dos mitos mais "ouvidos" nos dias de hoje. A água não "dilata o estômago" e simplesmente não faz engordar, nunca: nem à refeição nem fora dela, pois não fornece nenhum nutriente energético e, como tal, não tem calorias. 

25. Os alimentos integrais são sempre saudáveis FALSO
No geral, os cereais integrais são saudáveis: contudo, indivíduos que apresentem um elevado consumo deste tipo de alimentos podem necessitar de suplementos alimentares, uma vez que os fitatos, presentes nas fibras são responsáveis pela redução da absorção de diversos minerais, incluindo o cálcio e o ferro. Nem todos os produtos integrais são necessariamente mais saudáveis ou menos calóricos do que os seus equivalentes refinados, pois para se obter o mesmo sabor, é necessário recorrer à adição de mais gordura e/ou açúcar e/ou aditivos, o que muitas vezes se traduz num aumento significativo do valor calórico. Para um plano alimentar de emagrecimento, muitos dos produtos integrais disponíveis no mercado não têm qualquer tipo de interesse.


Ipse dixit.

Fontes:  Diário de Notícias, Associação Portuguesa dos Nutricionistas

5 comentários:

  1. Anónimo22.4.15

    Faltou vinho, oleo de azeitona e queijo....

    ResponderEliminar
  2. Para beneficiar do triptofano contido do leite, teria que beber alguns baldes... Essa faz parte da propaganda das produtoras de lacticínios. Já o efeito reconfortante de um copo de leite quente no inverno é outra coisa, mas não tem nada a haver com o triptofano...

    Só para ser do contra ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Surpresa é a natação não ajudar na perda de peso por causa da temperatura da agua, a soja possuir mais proteína que a carne bovina, sou predominantemente vegetariano mas não vou com a soja natura, só a PTS, pois o fitoestrógeno dela talvez prejudique os homens com a idade, reduzir o conteúdo calórico de noite não ajuda a emagrecer...esquisito. Carboidratos de alto indíce glicêmico, como massas de trigo, pior se ingeridos de noite, é um trampolim para a glicemia e desregulação do metabolismo. Esta história dos fitatos deixa a desejar... há décadas consumo integrais e nunca fiquei sem absorção de ferro... só deixei o trigo de qualquer forma por estar desregulando a glicemia nesta vida estressante que passamos, depois as verduras e o leite contribuem com o cálcio se realmente os fitatos levam embora.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo24.4.15

    Estou a indicar um filme: Terráqueos, tem no youtube dublado.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10.5.15

    14. A natação faz perder peso. FALSO
    Para perder peso é necessário aumentar a temperatura do corpo para queimar calorias. A água mantém o corpo frio, impedindo a queima de calorias.

    A afirmação e a explicação estão erradas: qualquer atividade que envolva ação muscular NECESSARIAMENTE queima caloria, pois o funcionamento dos músculos depende do consumo de carboidrato, ácido graxo ou aminoácido (nesta ordem). Sendo atividade aeróbia, a natação é EXCELENTE para queima de caloria e perda de peso.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...