16 junho 2015

Os Espíritas nacionalistas do Brasil (Gott mit uns)

No outro dia encontrei no Facebook do blog o seguinte texto. Decidi logo partilhar esta luminosa visão com os Leitores, para que também eles possam celebrar e elevar-se espiritualmente.

Fiz um fiel copia e cola, só mudei as frases maiúsculas para minúsculas porque me irritam.

E a propósito de espírito: supostamente este é um texto Espírita.

De pé os Mortos

(JR.33.2) Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para
estabelecer (o Senhor é Seu nome): (GL.1.9) Assim como já dissemos, agora repito:

Na verdade, o Brasil se destaca entre as Nações; porque realmente já é a Pátria do Evangelho, o Reduto da Fé Cristã, e o Celeiro do mundo: À par desta glória, eis que agora, a Terra de Santa Cruz, também já se tornou na Falange Precursora da Nova Era de Amor, de Justiça, e de Paz; que a Providência Divina predestinou à Cristandade na Escritura Sagrada, juntamente com a inspiração do Hino Nacional Brasileiro:

(RM.6.19) Falo como homem por causa da fraqueza da vossa carne: (1CO.2.9) mas, como está escrito: (1CO.9.3) a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (JR.16.1) veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Senhor!

O Brasil é o coração do Mundo e o coração nunca dorme.
É a Pátria do Evangelho, é a Terra espiritual do testemunho.
Confiaste-lhe a Árvore de Teu Infinito Amor e no País da Fraternidade estenderam-se-lhe os ramos verdes e fartos, acolhendo as criaturas.
Abençoaste os que choram. O Brasil incorporou torturados e oprimidos de outras raças à sua família generosa.

Atendeste a injustiçados. O Brasil sempre abrigou os perseguidos, proporcionando-lhes vida nova.
Exaltaste os pacíficos. O Brasil exerceu, em todo tempo, a bondade e a tolerância, perdoando criminosos, anistiando rebeldes, esquecendo traições e calúnias, por acolher irmãos bem-amados.
Elevaste os limpos de coração. O Brasil nunca tingiu as mãos no sangue fratricida, nas horas culminantes de renovação política, aceitando-Te os desígnios nos instantes solenes de sua história.
Determinaste que os homens se amem uns aos outros, como nos amaste. O Brasil abriu suas portas de oito mil quilômetros de extensão à frente do mar e recebeu fraternalmente os filhos de todos os povos do globo, sem preconceitos de cor, de sangue, de nacionalidade, de religião.

Agora, Senhor, neste momento grave do mundo, o Teu grande Brasil, nossa Pátria, foi chamado à defesa da verdade contra a mentira e a impostura.

Não Te reclamamos a assistência necessária. Sabemos que Tuas mãos misericordiosas pousam no leme, guiando aqueles que governam o destino dos filhos do Cruzeiro; mas, nesta hora de suprema determinação histórica, reafirmamos-Te confiança e pedimos derrames Tua luz em cada coração, em cada anseio materno, em cada recanto do lar, para que todo o Brasil compreenda que esta não é uma guerra de irmãos contra irmãos, porém, a da luz contra as sombras, da civilização contra a barbaria, do direito contra a força, do equilíbrio contra a demência.

Sabemos que preservarás a Pátria do Evangelho, desde o vale do Amazonas às coxilhas do Rio Grande, envolvendo-a nas dobras do pendão auriverde, em que colocaste um coração azul enfeitado de estrelas, símbolo de Tuas sagradas esperanças; que irás de norte a sul, inspirando os que administram, orientando resoluções sábias, encorajando as mães, iluminando o conselho dos velhos, renovando energias da juventude, unificando o pensamento nacional. Entretanto, rogamos esclareças a todos os brasileiros, para que cada um se integre no espírito de serviço que dignifica o dever, a responsabilidade, o trabalho, a ordem e a disciplina. Auxilia-os a fazerem cessar neste momento as paixões, contendas, suspeitas, opiniões individualistas, interpretações políticas e sectarismos religiosos, a fim de que paire, acima das preocupações inferiores, a visão do Brasil imperecível, na integridade gloriosa dos bens que nos confiaste.

Nós, os “mortos” da Pátria, estamos igualmente de pé.
Aqui nos encontramos para dizer aos nossos irmãos que a Vida Eterna resume as realidades sublimes e imortais, e que entrelaçaremos nossas mãos com as deles, nos testemunhos necessários.
Jesus, acrescenta valores aos nossos valores, como tens acrescentado confiança à nossa fé; ensina-nos a transportar a flâmula auriverde, do topo radiante dos mastros aos nossos corações, a fim de a içarmos bem alto no cimo da consciência.

Senhor, o Brasil permanece contigo, por expulsar do templo da vida os vendilhões do direito e da paz, e cada brasileiro reconhece que Tu estás conosco, porque a Tua cruz é símbolo de resistência heróica e porque sabemos que combates, desde o primeiro dia do Evangelho, na guerra do bem contra o mal, que ainda não terminou.

Irmão X –(Humberto de Campos) Forum Espírita – junho/2015

Ehm...
Eu, por uma questão de princípio, costumo ler tudo o que os Leitores me enviam. E também respeito as crenças de todos, desde que estes todos não me importunem. Mas este texto me importunou. Bastante até. Por qual razão?

Porque tinha uma ideia bem diferente dos Espíritas. Aliás, já fui espreitar fóruns espíritas (não brasileiros, admito) e nunca encontrei algo assim. Este é um texto católico-nacionalista que logo me faz lembrar três coisas:
  1. Salazar
  2. a IURD
  3. o extremismo islâmico
Convido os Leitores a pegar em qualquer texto do fundamentalismo árabe e substituir "Allah" com "Senhor" e trocar o nome do País: o resultado será igual ao texto acima reportado. Isso deveria sugerir algo, não é?

Fiquei pasmado com quanto li. Sei que o Brasil é terra onde a religião desenvolve um papel muito forte, bem maior do que se passa na Europa: a quantidade de igrejas evangélicas pentecostais (como a IURD) é impressionante. Todavia, pensava que o grupo dos Espíritas conseguisse afastar-se desta corrente fanática: pelo contrário, tendo como base o texto apresentado, parece até mais fundamentalista do que as outras.

Será o caso de lembrar um par de considerações de Allan Kardec:
A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade; ela exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho.
Estude a si mesmo, observando que o auto conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.
E sobretudo:
Julgando-se com direitos superiores, melindra-se com o que quer que, a seu ver, constitua ofensa a seus direitos.
Espero que "Irmão X" seja uma excepção ou, pelo menos, que tenha atravessado um momento de "tontura". Porque de deslocados como IURD, Igreja Apostólica Fonte da Vida, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus, etc. já temos a suficiência.
Ipse dixit.

16 comentários:

  1. Max,

    Primeiro gostaria de uma ligação para a fonte. Sigo alguns forums espíritas e muitos deles são livres, tanto podes escrever sobre as construções em Marte como qualquer outra teoria alucinada...

    Segundo, reparei que utilizaste propositadamente o termo "supostamente", menos mal :)! Aqueles verdadeiramente espíritas seguem a codificação de Kardec e para quem ler esta, não vai encontrar nada de semelhante ao que foi publicado. Tanto que existe uma barreira bem definida entre a codificação e as publicações de espíritas renomeados como Chico Xavier ou Divaldo Franco. Isto porque qualquer médium pode fazer uma publicação, independente de ser um impostor ou não. mas a razão prende-se sobretudo quanto à qualidade da identidade emissora. Tal como qualquer um que não leu a bíblia pode se designar cristão o mesmo vale para os espíritas. Mas segundo a doutrina só o são, os que praticam o que está presente na codificação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inphi!

      A fonte: o texto é (supostamente, outra vez) obra de Humberto de Campos e foi publicado no Facebook do blog por Arnaldo RIbeiro, Leitor de Informação Incorrecta (http://arnaldoouisrael.blogspot.pt/ ou http://bibliogenesedeisrael.blogspot.pt/).

      Existe também um vídeo com o mesmo texto e até musiquinha: https://www.youtube.com/watch?v=hIurpyWd050

      Pode ser encontrado nas páginas do Centro Espírita Caminhos de Luz (http://www.caminhosluz.com.br/detalhe.asp?txt=4360) e também no Portal da Doutrina Espírita (http://doutrinaespirita.org/mensagens2/2015/05/20150515depesosmortos.html), todas páginas brasileiras.

      O texto original é bastante antigo (acho que a segunda edição é de 1935), apesar de não ser capaz de atribui-lo com certeza ao Humberto de Campo. Este realmente existiu (https://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_de_Campos) e foi ligado ao médium brasileiro Chico Xavier (que de facto Espírita era).

      Mais não sei. Mas este texto assusta bastante...está contra tudo o que sabia até hoje acerca do movimento Espírita.

      E obrigado :)

      Abraçoooo!!!!!

      Eliminar
    2. Caro Max

      Sou espírita ( pelo menos, tento ser ).
      Primeiramente espiritismo ou espiritista ( termo criado por Allan Karcec ) não é uma religião, e sim, uma doutrina baseada no tripé: ciência, filosofia e religião.
      O espiritismo foi criado a partir da codificação kardecista. Embora as pessoas misturem as coisas ( o que eu , também respeito ) o espiritismo é único. Portanto não existe espiritismo de linha branca , magia negra, linha cruzada , etc.
      Como o conceito é muito amplo, a liberdade religiosa permite, que alguém utilize o nome espírita ou espiritismo para o que bem entender.
      Para piorar, no Brasil temos a questão histórica do envolvimento com as das religiões afro ( como umbanda, candomblé , etc ), as quais também respeito , que possuem conceitos ( como a comunicabilidade com os desencarnados , por exemplo ) parecidos e por isso há pessoas que as confundem.
      Deixo bem claro, também , que uma coisa é a doutrina espírita , outra coisa é o movimento espírita brasileiro, no qual existem adeptos que não estão preparados para entenderem a verdadeira natureza da doutrina.
      O texto em questão, visto de forma isolada, nos parece um tanto ufanista, estranho , beirando o fanatismo. Porém ele se refere a uma obra psicografada por Chico Xavier ; "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" no qual é narrada a importância do Brasil nas lidas do terceiro milênio. Uma nação que se destaca pela tolerância religiosa, sem graves problemas de preconceito racial e ainda enaltece caráter pacifico do povo brasileiro.

      Parabenizo pela coragem em abordar tema religioso, ainda mais num blog muito visitado por brasileiros.
      Abraço..

      Eliminar
  2. Grato pelos links,

    É assim Max, se este texto te assusta é só pegares na codificação, (começar pelo Livro dos Espíritos) e analisares o que lá é dito, a partir daí é só retirar as devidas conclusões. Para teres uma ideia, a codificação nem pode ser confundida com o codificador - kardec. A este são atribuídas algumas acusações de racismo (fundadas) mas temos que ter em conta o contexto histórico (séc XIX). No entanto, nunca da codificação encontrarás tais acusações.

    Agora há uma outra questão que a mim me perturba mais, referente ao espiritismo. Quando comecei a ter conhecimento da informação alternativa ( ataques 11/9 e afins) nunca encontrei no meio espirita uma única psicografia nem referência a tais assuntos. É no mínimo estranho, (para quem acredita no espiritismo) que não haja uma única comunicação sobre estes temas. Não conseguirás porventura encontrar algo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17.6.15

      Inphinito, há espíritas que sustentam que Vladimir Putin é um mago negro. Que tais magos têm uma aliança de conveniência com dragões que vivem no interior do planeta. Para isso chegaram a uma verdade inquestionável. Agora, sobre Bush, Obama, WTC, e toda parafernália para sustentar um planeta que não suporta toda a exploração à que está sujeito... nada. Chico Xavier, eu excluo, porque teve a coragem de emitir a sua visão sobre o futuro. Há na rede um blog que prega um mundinho onde os ianques são os mocinhos e os orientais (russos, chineses, iranianos e outros) são Gogue de Magogue (outros falam Gogue e Magogue) que tentarão destruir Israel, como vai escrito no apocalipse. Tendenciosidade é pouca coisa perto disso. Por lá estão aguardando o fim do mundo, assim como o conhecemos, em 2036. Seremos atropelados pelo Apophis. E se você tentar contra argumentar por aquelas bandas não te permitem.

      Eliminar
    2. Magos negros...dragões...mas o que é isso, O Senhor dos Anéis?

      Ah, Apophis....olha, boa ideia para um post tanto para esclarecer as ideias.

      Obrigado!

      Abraçoooo!!!!

      Eliminar
    3. Max aproveite e escreva um guião para um filme.....é o que isto parece :)

      Eliminar
    4. Anónimo,

      Vou tentar "martelar" de outra forma. O Max por ter lido o texto acima publicado pode ser designado como espirita? Eu posso o ser, porque li a codificação? A resposta para ambas é não. O Max merece umas palmadinhas nas costas porque soube evitar as generalizações. Bem já deve estar calejado para evitar as mesmas, o que não é nada fácil. Por exemplo, o anónimo quando escreve espíritas poderia colocar aspas para não ocorrer no mesmo erro.

      Agora, qual é minha obsessão em corrigir estes erros? É sobretudo uma questão de desmistificar o que é a doutrina espirita e evitar as generalizações com coisas que não têm nada a haver! Alguns anos atrás, alguém me sugeriu para ler o Livro dos Espíritos. Qual foi a minha primeira reacção? Espíritas! Credo, isso é coisa do demo, se calhar foi escrito por São Cipriano! Nada de mais errado. Li pelo intensificar da curiosidade e percebi logo que a doutrina espirita foi fundada sob um cunho filosófico e nunca religioso. Pelo que recomendaria a leitura da codificação a um ateu. Não para o converter em nada, mas porque a doutrina é acima de tudo um código moral. Depois porque nos abre novos horizontes de entendimento.

      É bastante interessante perceber como lá é explicado o mundo. Segundo a doutrina, no inicio só existia uma única substancia, o fluido universal (não confundir com Deus) e é das n combinações das partículas deste fluido que se originam a matéria e as 4 forças basilares da física: Força fraca, Força forte, Gravidade e Electromagnetismo. Isto abre-nos novos horizontes na actualidade. Pensemos na MQ, poderia o efeito fantasmagórico à distância das partículas ser transmitido pelo fluido universal? Quiçá um dia a ciência venha a comprovar estas explicações e o fluido universal seja a unificação destes fenómenos, que a MQ ainda não consegue explicar. Ainda outro exemplo, para um leigo na matéria só existe o corpo (matéria) e espírito, mas não é assim, existe algo intermediário, o perispirito que faz a ligação entre as duas partes.

      Depois há a vertente que a codificação não é algo estático, na própria é referido que quando a ciência dos homens provar algo errado nesta, se deverá optar pela ciência empírica. E poderia continuar ad infinitum, o quero com isto dizer é que não fechem a porta da DE porque existe algumas seitas "espíritas" que envergonham a mesma.

      Quando referi a informação alternativa, queria me focar mais mais na estranheza de não haver comunicações, de por exemplo os desencarnados do 11/9 e do MH17. Chico conseguiu ilibar um condenado pelas comunicações espíritas, mas nestes casos mais graves, não consigo encontrar nada...

      Abraço

      Eliminar
    5. Anónimo20.6.15

      E eu não contra propus nada do que você escreveu lá em cima. Justamente argumentei concordando com tuas palavras. O espiritismo não quer se envolver com as grandes questões/suspeitas que parcela (mesmo que ainda ínfima) da sociedade quer ver esclarecidas. Porque será? Alguns dentre eles são capazes daquelas mirabolações de magos negros, dragões, apóphis, gogue e magogue... E quanto as dúvidas crescentes quanto as mutretas do tipo ISIS, por exemplo? Ou do voo MH17? Como também, sobre o outro voo da Malaysia desaparecido. Se alguns dentre eles têm esta capacidade de acusar Putin, porque então não meter o bedelho do além em muitas outras questões perturbadoras dos nossos dias, mesmo que fosse para continuar acusando Putin?

      Também li o "Livro dos Espíritos", e ainda "O Evangelho Segundo o Espiritismo", como outros de André Luis psicografados por Chico. São livros reveladores até certo ponto, já que sempre surge um fator que me deixou muito decepcionado, principalmente em relação aos dois primeiros. Para algumas questões cruciais a resposta nos era proibida com a argumentação de que a humanidade não estava preparada para aquele conhecimento.

      Tudo bem. E agora? Agora temos dragões, magos negros e outras coisas que alguns espíritas devem julgar de fácil assimilação pelo ser humano. Conversando com alguns espíritas, descobri que muitos nunca ouviram tais coisas, como também descobri que uns poucos tinham este conhecimento. É daí que vem minha inquietação: o bagulho é doido mesmo! Pode haver um grupo de espíritas tomando chá de cogumelo, talvez de ayahuasca por aí, ou tudo é verdade e estão suprimindo informação vinda do além ou do aquém? Pelo que parece a revelação é para os poucos eleitos.

      Mas o nó da nossa "discórdia" é a falta de notícias do universo ectoplasmático sobre por exemplo: se há ou não uma corja que subjugou as nações e se caminhamos para uma situação aldoushouxleyniana de planeta. Se já andam a falar a boca miúda de dragões e magos negros, nada mais justo. Ou pelo menos, nada pode ser tão espantoso. Apenas quis mostrar como as coisas podem ser esdrúxulas.

      Eliminar
    6. Anónimo20.6.15

      Peço desculpa então e agora que reli o seu comentário percebo que de facto não contrapõe nada.

      "Para algumas questões cruciais a resposta nos era proibida com a argumentação de que a humanidade não estava preparada para aquele conhecimento."

      De facto, nisto concordo com a doutrina. Peguemos no caso da tecnologia nuclear. O anónimo acha que a Humanidade está, neste ponto, capaz de utilizar correctamente esta tecnologia? Porque falou Cristo por metáforas em seu tempo? Porque sabia que naquele momento a Humanidade ainda não estava pronta para aceitar aquele conhecimento de outra forma, tal como uma criança não consegue vislumbrar o mundo adulto. Depois temos o factor mérito, qual seria o nosso mérito se dependermos dos espíritos para o avanço da nossa sociedade terrena? O conhecimento não nos está portanto vedado, só temos que evoluir para lhe termos acesso. Uma outra coisa que não acredito nada, pelas razões já explicadas, são o caso das previsões como a Data Limite de Chico Xavier (2019?!). Não julgo que nenhuma outra raça nos venha salvar de nós mesmos. Acho que se nos auto-destruirmos, este conhecimento vai ser necessário para a nossa evolução. No entanto, acho que seja mais credível que em determinado ponto, comecem a encarnar entre nós almas mais evoluídas que nos auxiliem a ascender na hierarquia dos mundos.

      Abraço, Phi

      Eliminar
    7. Anónimo21.6.15

      Discordo Phi deste papo de despreparo humano para determinados assuntos, principalmente quando coisas que podem parecer (mas sem que necessariamente sejam) criadas por mentes lunáticas passam à ser difundidas. Cabe ao ser humano julgar cada conhecimento que lhe é ocultado. Penso que esta seja a melhor maneira de, mesmo que lentamente, a humanidade alcançar um novo estágio. Não creio que ocultando o que quer que seja chegaremos à qualquer lugar. Será que ainda devemos temer uma nova "árvore do conhecimento" e que temos que cultivar alguma docilidade aos olhos do criador? Em outras palavras: ovelhinhas obedientes.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. O amor, ou melhor, o afeto, ou este(s) devem, deviam, deverão ser incondicionais. Extingue-se nisso o Ego/ismo mal primordial de toda mazela. O quântico Jesus, como seus outros semelhantes prega isto. Espíritas conscientes certamente não escreveriam textos fora deste propósito de não eximir-se 100% de suas responsabilidades sobre suas escolhas.
    Como está em "Cloud Atlas" - livro e filme (aqui no Brasil está com o nome de "A viagem"); somos o somatório, o resultado de cada crime e cada bondade. Os autores deste filme, os mesmos de Matrix e Júpiter ascendente sabem muito sobre o que de fato anda (há muito)se passando conosco, David Icke também reconheceu isto. Há um processo de iluminação em qualquer tempo à disposição das vontades e dos desapegos ao ego fratricida sempre muito lucrativo em todas as época, aqui e alhures cosmos afora. Portanto, penso, é importante sabermos distinguir as contra-informações travestidas de bondade e luz em nome do velho e eficiente - divide e controla para melhor escravizar.

    Sinto muito, me perdoem, vos amo, sou grato. Ainda agora posso ouvir a sábia voz de Jiddu Krishnamurti.

    Espero estar contribuindo.
    Abraçoooo!

    ResponderEliminar
  5. Olha Max, Há loucos em toda parte nesse mundo, eu cresci em família espírita e desde os 8 anos (lá se vão 42) ouço esse baboseira de que o Brasil será o país do futuro e o celeiro do mundo. Se for o celeiro da corrupção e do futuro do ladões, nem falo nada.
    Mas entre os espíritas Kardecistas, há ALGUNS grupos que são puro EGO, assim como há grupos que fazer reuniões e "recebem" mensagens de extraterestres. . .

    ResponderEliminar
  6. Surpresa...

    http://www.forumespirita.net/fe/paginas-de-internet-espiritas/os-espiritas-nacionalistas-do-brasil/msg377985/?topicseen#msg377985

    Atenção que não sou o Adir Tavares. II goes viral, digo spiritual ;)

    ResponderEliminar
  7. AS PROFECIAS DE CHICO XAVIER

    http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2011/05/profecias_de_chico.html

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...