12 maio 2017

O regresso dos Barões Ladrões

John D. Rockefeller (1901)
Tempos difíceis para os defensores do livre mercado e da livre concorrência: um estudo publicado pela Universidade de Cambridge e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, mostra que a retórica do mercado livre, com a famosa "mão invisível" que tudo regula e a concorrência que beneficia o consumidor, não mora por aqui.

Segundo este estudo, 40% das empresas listadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos são controladas por apenas três sujeitos: os fundos BlackRock, Vanguard e State Street.

Estes fundos  têm ativos com um valor total de 11 milhões de milhões de Dólares, três vezes mais do que todos os outros fundos em conjunto.

Segundo o estudo, estas enorme concentração de recursos económicos pode ter um poder oculto para influenciar de forma poderosa toda a economia dos EUA e dobrá-lo para os seus próprios interesses.

"Pode ter um poder oculto". Escreveram mesmo isso. Tens três empresas contra as quais não podes mexer um dedo porque arriscas que te ponham as Bolsas do planeta de pernas para o ar só porque sim, e estes escrevem "pode". É precisa paciência. E muita.

O estudo permanece interessante porque demonstra como a crise que eclodiu em 2008 teve como efeito a criação duma nova forma de Capitalismo, muito parecido com as práticas dos Robber Barons ("Barões Ladrões") do século XIX.

No final dos anos 1800, o termo era utilizado para se referir aos empresários que exploravam práticas de exploração para acumular fortunas. Essas práticas incluíam:
  • controlar recursos nacionais
  • acumular altos níveis de influência no governo
  • pagar salários extremamente baixos
  • esmagar a concorrência através da aquisição de rivais
  • tentar criar monopólios (para aumentar os preços)
  • criar esquemas para vender ações a preços inflacionados para depois destruir as empresas em nome das quais as acções tinham sido emitidas, causando o empobrecimento dos investidores.

Apenas alguns nomes?
  • John Jacob Astor I (imobiliário) – New York
  • Andrew Carnegie (aço) – Pittsburgh e New York
  • James Buchanan Duke (tabaco) – Durham, North Carolina
  • James Fisk (finança) – New York
  • Henry Clay Frick (aço) – Pittsburgh e New York
  • Andrew W. Mellon (finança, petróleo) - Pittsburgh
  • J. P. Morgan (finança) – New York
  • John D. Rockefeller (petróleo) – Cleveland, New York
  • Charles M. Schwab (aço) – Pittsburgh e New York
  • Leland Stanford (comboios) - Califórnia
  • Cornelius Vanderbilt (transportes marítimos, comboios) – New York
Se calhar alguns apelidos são familiares...

A História se repete? Sim, mas com alguns detalhes alterados, pois a vida hoje corre de forma diferente, a tecnologia evoluiu: o poder aprendeu a globalizar-se e a sua influência encontrou novas vias para actuar.


Ipse dixit.

Fonte: Cambridge University - Hidden power of the Big Three? Passive index funds, re-concentration of corporate ownership, and new financial risk (ficheiro Pdf, Inglês)

50 comentários:

  1. Anónimo12.5.17

    Pois bem, quando alguns lunáticos, que eram taxados de conspiracionistas, falavam de governo das sombras, iluminatti, poder oculto, corporatocracia e outras nomenclaturas infundadas segundo a visão vigente, eis que surge um termo assimilável para falar daquilo que os lunáticos suspeitavam e muitos ridicularizavam: Estado Profundo. O mais comum dos seres mortais já não se espanta em saber que grupos com interesses específicos se unem para atropelar Estados e sociedade. Talvez aqueles ditos lunáticos apenas tivessem uma impressão intuitiva, mas nem por isso pouco certeira.

    Sobre as três entidades em questão lembro-me de uma série de artigos aqui mesmo de grande esclarecimento.

    Expedito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12.5.17

      Boas Expedito.

      Quando em 2009 (ainda antes do Snowden e Assange terem denunciado a espiolhagem dos eua) alguem dizia que todas as comunicacoes electronicas eram intrceptadas era taxado de conspiracionista de lunatico.
      Aconteceu-me a mim.
      Anos mais tarde ja admitiam que acontecia e que toda a gente sabia, so nao sabia quem e tolo... mas que e para nosso bem e que nao teem nada a esconder.
      Mas perguntando, e se fossem os Russos? Respondiam .... isso e uma tirania , coisa de ditadura.
      Perguntei de seguida , acreditas nos nossos politicos? Resposta : Nao , sao todos uns mentirosos.
      Perguntei logo a seguir : E porque acreditas neles quando te dizem espionam para teu bem? Nao obtive resposta.
      Ja agora ... visto que nao tens nada a esconder, da-me a password do teu email....
      Resposta: Nao dou...
      Mas somos amigos disse eu....
      Resposta pois mas nao te a dou, nao tens nada a ver com isso....
      Perguntei: eu que sou teu amigo nao confias em mim, mas nos politicos e autoridades que dizes que te mentem, enganam e te fazem coisas ruins já nao tens problemas que tenham tudo o que fazes por via electronica.

      Escusado sera dizer que me afastei, pois para mim gente que primeiro acusa de conspiracionista depois diz que sempre se soube da espionagem a toda a gente sem serem suspeitos de nada e aceita isso como algo
      tao natural como beber um copo de agua, ainda para mais por entidades nas quais nao confiam, é gente acéfala.

      A liberdade não é um direito... é uma conquista pela qual se deve lutar constantemente e nunca dar como adquirida para sempre.

      Isto tudo para dizer que concordo totalmente contigo e que nao entendo a volatilidade que existe em tantas cabecas. Nao sabem do passado, nem de onde veem, nem para onde vao. Pessoas de memoria curta e sem visao.

      Actualmente desejo sinceramente entender estes processos e tirar proveito deles para mim. Porque ser bom, justo e dar algum conhecimento do mundo as pessoas so da trabalho e faz-nos passar por parvos.

      EXP001

      Eliminar
  2. Anónimo13.5.17

    "A liberdade não é um direito... é uma conquista pela qual se deve lutar constantemente e nunca dar como adquirida para sempre."

    Uma verdade tristemente comovente.

    Graças à estes "lunáticos", muitos têm tomado consciência do mundo que nos cerca. Aos poucos o trigo está sendo separado do joio. Torçamos para que o tempo esteja à nosso favor. Muita idiotice já foi divulgada para desmerecer os questionamentos sinceros. É como dizem: o tempo é o senhor da razão. Aos poucos, mas muito aos poucos, as evidências se tornam evidentes. Alguns singelos visionários suportaram, suportam e suportarão uma carga insuportável para a maioria de nós. De minha parte apenas torço para que eles persistam e não desistam. Descartar ou não cabe somente à cada um. Existe algo de tão intuitivamente honesto, inclusive baseado em estudos dos fatos históricos (mas, creio eu, que não somente), que há necessidade da desconstrução destas hipóteses por parte daqueles que se vêm atingidos pelas revelações destes ditos "lunáticos", sejam elas intuitivas ou bem fundamentadas.

    Parodiando o grande compositor Belchior, recém falecido:
    "O que era mentira, hoje é verdade/E precisamos todos questionar" (O que era jovem, hoje é antigo/E precisamos todos rejuvenescer)

    É isso aí EXP001.

    Expedito.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13.5.17

      "Actualmente desejo sinceramente entender estes processos e tirar proveito deles para mim. Porque ser bom, justo e dar algum conhecimento do mundo as pessoas so da trabalho e faz-nos passar por parvos."
      Já aqui tinha respondido antes mas deve ter ido para a caixa de spam.

      Oi Expedito e Expo.
      As coisas repetem-se não é ao ver a lista do antigamente começa com o Carnagie(filantropo) Carnagie Hall o resto mais do mesmo.
      Hoje é Bill e Melinda Gates e outros.
      Existe aqui um fio condutor.
      Não o que transpira e a verdade verdadinha filantropos.
      O verdadeiro não é filantropo coisissima nenhuma são justamente quem:
      "controlar recursos nacionais
      acumular altos níveis de influência no governo
      pagar salários extremamente baixos
      esmagar a concorrência através da aquisição de rivais
      tentar criar monopólios (para aumentar os preços)
      criar esquemas para vender ações a preços inflacionados para depois destruir as empresas em nome das quais as acções tinham sido emitidas, causando o empobrecimento dos investidores."
      Até o Bill G. praticou isso para eliminar a concorrência.
      Esses processos são o que o chamado deep state ou como quiserem denominar usa. Estão em constante mutação e aperfeiçoamento para não serem nem lineares, nem deixar padrões de operação.
      Usam a compartimentalização. Algo que geralmente é feito por estados ou militares. Como vivem na sombra ao contrário do Bill, vão muito mais alem. Aliás o estado é um instrumento embora apareçam sempre resistências efêmeras quando a coisa é grande levam a sua adiante.
      Com o advento das TI a coisa ainda fica mais nebulosa á primeira vista é só uma forma de acelarar processos.
      A liberdade o dia que deixarmos de lutar por ela, sim não é algo adquirido é os piores pesadelos tornarem-se uma realidade.
      Esta gente não vê meios para atingir fins.
      A mim aconteceu o mesmo, por ter um raciocinio ou pensamentos mais divergentes ou um pouco fora da realidade imposta, vieram com esses rótulos.
      Meu irmão ainda tem paciência eu perfiro vir aqui é uma válvula de escape.
      Liberdade? Mas que liberdade? É dizer sim ao produto muitas vezes estragado que nos querem vender e como um cão/cachorro abanar a cauda?
      Não.
      Mas como estou "inserido" tenho que fazer de conta que sim senão comecam a olhar de lado. É sempre mais do mesmo.
      É o triunfo da propaganda da irracionalidade sem direito sequer a dar uma opinião, quando muito siga o programa é assim está errado mas dizem que está certo logo quem é você insignificante para contestar seja o que for.
      E depois não muitas mas maioria das vezes afinal o "maluquinho" estava certo.
      Eles sabem que os "maluquinhos" estão muitas vezes certos, não querem é muitos pois pode-se tornar contraproducente para o poder.

      Nuno

      Eliminar
  3. Anónimo13.5.17

    Exemplo enquanto aqui, com compreensão está tudo anestesiado e logo mais uma se o SLB ganhar o caneco, ainda mais está um vírus criado pela nsa a destruir ou criar o caos em sistemas windows(8, 8.1. e 10 receberam o update a 2 semanas) No Reino Unido parte dos hospitais já não aceitam ninguém a nissan e renault vão fechar uma fábrica, os ataques estão a afetar a Europa no geral, Europa no geral e Rússia.
    Como o virus ou ransomware é coisa da nsa foram os russos Obviamente ou terroristas islâmicos mas aqui não existe a celebre assinatura quase obrigatôria dos segundos.
    Isto agora é o novo normal e o Max bem que avisa: Linux! É grátis!
    Seja o que for só se saberá o prejuizo no inicio da semana.
    False Flag e nsa? Nem pensar! Eles são do bem e ai de quem diga o contrário.

    N



    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente com todos os comentários os quais acabam por ser tão ou mais ricos que o texto do Max, de tudo o que comentaram apenas me atrevo a acrescentar algo sobre o qual tenho refletido bastante, investidores, filantropos, governantes todos eles sem escrúpulos possuem todos eles em comum não só o facto de visarem o lucro por qualquer meio como o facto de serem "deficientes sociais" alguns até mesmo perfeitos psicopatas. Considero mesmo que os indivíduos que mais se distinguem no campo politico e empresarial possuem todos a mesma deformação a sua maior virtude não é a capacidade de trabalho nem o empreendedorismo nem a inteligência ...o que mais os faz distinguir e lhe da lucro e poder é a total ausência de escrúpulos e falta de respeito pelo seu semelhante...mas sempre... sempre... impecavelmente vestidos...sorridentes ... e com palavras afáveis. E esta deformação não só não é estudada a fundo por nenhuma ciência como em muitos casos essa deformação se tornou uma verdadeira ciência estudada em universidades como o é o marketing e a publicidade ... a arte legal de enganar o próximo. Portanto maioritariamente o que separa o super rico do pobre ou remediado não é a inteligência mas os escrúpulos .
    Como lucrar com este conhecimento? Comecemos pela capacidade de distinguir esses deficientes sociais e saber evita-los ... e já se vai lucrar inversamente pela ausência de perdas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.5.17

      Boas P. Lopes.

      Curioso como ao ler todas as tuas palavras, desde o inicio ate ao fim senti algo como .... até parece que fui eu que escrevi este comentário.
      Tal como tu, tambem já reflecti acerca deste tema e pesquisei um pouco acerca disso.
      Creio que a maioria dos leitores frequentes aqui do sitio ja por varias vezes se perguntou o que posso fazer para mudar um pouco as coisas e sentiu o desejo de passar de um papel passivo de entendimento para um papel activo.

      Surgiu-me a ideia de se criar uma serie de textos muito praticos e uteis no dia a dia tais como :

      Como identificar um manipulador e se defender
      Tecnicas de manipulacao
      Como identificar um psicopata
      Como vencer uma discução
      Tecnicas de retorica e se defender

      Estratégias de manipulação no trabalho e como fugir delas
      Por exemplo:

      Favores em cascata

      Uma das estratégias mais comuns de manipulação, segundo Marie-Josette, é pedir um favor mais simples e, assim que ele for cumprido, pedir outro. É mais ou menos assim: “A pessoa pede para o outro digitar um relatório. Dali, meia hora a atividade está pronta e, diante disso, é feito outro pedido”, exemplifica. Sem ter muito como contra argumentar, a “vítima” acaba aceitando o novo pedido.

      2 O impossível que induz ao sim

      Colocar o outro em uma clássica “sinuca de bico” é outra estratégia clássica usada no ambiente corporativo.

      O chefe chega e sugere uma missão impossível (como trabalhar no fim de semana para colocar tudo em dia). Você responde que não pode. Em resposta, ele pede o que realmente queria: o prolongamento do expediente atual. Sem ter como responder um outro não, você aceita – sem maiores ressalvas.

      “A pessoa pede uma coisa impossível para então pedir pelo que realmente quer. Desse jeito, não há como você recusar”, descreve a especialista.

      3 Perguntas que impelem para um sim automático

      A armadilha psicológica é até simples: o manipulador faz um tiroteio de perguntas que necessariamente pressupõem um sim para, depois, pedir um favor. O resultado é certeiro: “É muito difícil depois de responder vários ‘sim’ dizer um ‘não’”, afirma a especialista.

      4 Colocar medo para depois trazer o “alívio”

      Uma das metáforas mais clássicas para manipuladores é a imagem de um lobo em pele de cordeiro. E a figura não é gratuita. Para ter o que quer, manipuladores tendem a cercar suas vítimas de medos para, então, oferecer uma proposta que ofereça ‘alívio’ e proteção contra o terror – que eles mesmos instalaram.

      Ao longo da história, diversos governos totalitários se valeram desta tática para dominar populações inteiras.

      No sitio onde trabalhava antes, adoravam utilizar estas merdas e os chefinhos (com cursos destas merdas pagos pela a empresa) sentiam-se como deuses a brincarem com os tolos desconhecedores destas merdas.
      Comigo a coisa azedou ... e muito ... Quando os fiz cair do pedastal de deuses e passarem apenas por manipuladores manhosos de tecnicas enlatadas.... e soube-me bemmmmmm :) pelo menos lá ja toda a gente sabe quando lhe esta a ser aplicada uma tecnica.

      EXP001

      Eliminar
    2. EXP001 acho que deverias escrever um manual para evitar a manipulação social e laboral e creio que seria um verdadeiro "best seller" eu compro !

      Eliminar
    3. Anónimo15.5.17

      Apoiado! Eu também

      N

      Eliminar
    4. Anónimo15.5.17

      E que tal pedirmos ao Max para nos ajudar e orientar nessa serie de textos muito praticos e uteis no dia a dia aqui no ii e participar-mos todos? Poderiamos fazer a recolha de informação com algumas orientações dadas pelo Max. Sei que ha aqui pessoas de diversas areas profissionais como por exemplo markting pessoas ligadas ao sindicalismo outras a politica que poderiam dar um contributo importante dentro da optica dos seus conhecimentos porque sabem o que devem procurar. Assim enquanto faziamos pesquisas para contribuir estariamos nao so a aprender e descobrir como trocariamos ideias, sentiriamos no dia a dia essas coisas a acontecer e por fim a criar o manual ii que seria a nossa obra, a obra desta grande familia :)

      EXP001

      Eliminar
    5. EXP001 não estaria assim tão certo que a nossa iniciativa fosse recebida de braços abertos pelo pessoal do marketing...políticos...vendedores... suponho que teriam o feeling que estaríamos a pontapear a galinha dos ovos de ouro "é muito perigoso mexer na barriga de uma mula quando ela esta a comer" não sei se conheces mas existem vários livros sobre linguagem corporal / gestual, serão muito uteis nesta área mas atenção que muito desses livros são também convicções do autor e existem diferenças entre por exemplo europeus e norte americanos ...se leres alguns no entanto vais perceber que existem de facto gestos movimentos e atitudes com elevado grau de interpretação para mim foi uma boa ajuda de múltiplas maneiras... De facto isto é mesmo uma grande família... grandessíssima diria eu, alguns até parecem vir de outra galáxia :))) E viva a diversidade !

      Eliminar
    6. Anónimo18.5.17

      Boas P.Lopes.

      Sim ja arranhei a superficie desse tema e sim... notam-se resultados practicos. é preciso calibrar muito bem a cultura e o contexto em que se esta pois, determinado gesto varia de cultura para cultura e de contexto para contexto. Ja que deste a dica, a qual agradeco faço-te uma sugestão, para algo que creio acharas interessante, procura por 3 letrinhas "pnl" ;) ou "golfinho.com.br pnl" muito utilizada pelos politicos. Quando te comecam a apelar ao sentimento e a sensacoes em vez de factos e argumentos é porque te querem dar a volta. Sim de outra galaxia, ocorreu-me perguntar onde estacionava a nave para ir ve-la mas optei por nao dar conversa...

      EXP001

      Eliminar
    7. Obrigado EXP001, Conhecia o tema mas não conhecia o site, tenho muito material desse guardado e estudado, cortesia da minha anterior entidade empregadora :) e aqui temos mais um pilar importante, de facto existe matéria mais que suficiente para fazer um manual, toda a literatura e apresentações sobre as matérias que temos falado estão exclusivamente apresentadas para ensinar a manipular o próximo...mas nenhuma ensina como nos defendermos de um manipulador e não é a mesma coisa, e digo por experiencia própria apesar de conhecer as técnicas em algumas situações não consegui evitar ser manipulado, são técnicas que atuam a um nível inconsciente e possuem um elevado grau de eficácia e quando nos apercebemos... já é tarde . O que nos estamos a falar é de um verdadeiro manual de sobrevivência social e isto é apenas a superfície ... A minha muito estimada ex-entidade empregadora :) era tão eficaz nestas técnicas que necessitou de criar um departamento especialista em "engenharia financeira" para ocultar os lucros e aos "colaboradores" se conseguissem ate lhes bebiam o sangue mas sempre com um sorriso afável e impecavelmente vestidos... assim até dava gosto ser enganado ...

      Eliminar
    8. Mas quando pensamos nisto ... quando nos querem vender um seguro, quando nos fazem um peditório para os órfãos , quando vemos um anuncio, quando nos fazem um inquérito ...até quando doamos roupa usada supostamente para caridade estamos invariavelmente a ser manipulados e fico por aqui ... nem vou falar na maquina do estado ...Estamos cercados !

      Eliminar
    9. Anónimo19.5.17

      "...mas nenhuma ensina como nos defendermos de um manipulador e não é a mesma coisa"
      Totalmente de acordo. É como se ensinassem as tecnicas de ataque de uma arte marcial mas não ensinassem as de defesa e evitar golpes.

      "apesar de conhecer as técnicas em algumas situações não consegui evitar ser manipulado"
      Totalmente natural.
      1º porque o trabalhador, empregado, colaborador esta logo em desvantagem (todos precisamos de uma fonte de rendimento e quem nao tem cunhas ou fortuna tem de trabalhar) porque precisa do posto de trabalho e a empresa aproveita-se disso
      2º porque quem toma a iniciativa esta logo em vantagem, porque dispoe de informacao que nao tens e tem um mobil e objectivo que desconheces. E como se fossemos patos sentados, sem saber que nos andam a caçar, quando ouvimos o barulho ja o tiro vem na nossa direccao e é quase impossivel escapar.

      Mas nota que disseste "em algumas situações não consegui evitar" o que me leva a pensar que evitaste umas quantas.

      Livra... fiquei curioso em saber de onde te livraste, mas nao vou perguntar. Que ambiente tao preverso.



      "..quando nos querem vender um seguro... quando vemos um anuncio, quando nos fazem um inquérito..."
      ai sim podem estar a tentar manipular para induzir a pessoa a faze-las lucrar

      "...quando nos fazem um peditório para os órfãos ...até quando doamos roupa usada supostamente para caridade"
      aqui, ja nao vejo tanto como manipulacao porque se as pessoas que fazem o peditorio estao de boa fé é mesmo para ajudar quem precisa

      se o destino das davidas não for aquele que apregoam
      ai estão mesmo a enganar ;)

      A Maquina do estado é algo muito poderoso, tal como uma arma não é boa ou má mas a forma como a utilizam sim :)

      Poder-te-a interessar
      https://www.youtube.com/results?search_query=Investiga%C3%A7%C3%A3o+Forense+-+Portugal+-+Agenda+Cibern%C3%A9tica
      Do canal
      https://www.youtube.com/channel/UCWAtXjnocVAW7RBtbOwlH5Q

      Curioso como alguem se da a tanto trabalho em manter este canal informativo e de interesse publico e ao mesmo tempo por passar anonimo

      EXP001

      Eliminar
    10. EXP001 obrigado pela tua partilha muito interessante. Compreendo quem se da a este trabalho... é mais que um trabalho é uma demanda, uma necessidade mental e física. algumas pessoas visam o lucro o prestigio e o poder a qualquer preço, outras visam a vitoria sobre todas as formas de tirania...Eu sinto-me nessa demanda. Sei que nunca poderei vencer a guerra sei ate que a guerra dificilmente será vencida no meu tempo de vida, mas nem por isso deixo de lutar... porque é uma necessidade é isso que eu sou. Mas aprendi muito pelo caminho. Aprendi que como dizia o António Gedeão " O sonho comanda a vida" as batalhas vencem-se e perdem-se antes de tudo dentro da nossa cabeça, ainda que para os outros possas sair derrotado , se compreenderes profundamente as razões da tua falha e se souberes aceitar a lição para a rentabilizar no futuro então... tu ficaste com o mais valioso de tudo... o conhecimento! algo que ninguém te poderá roubar nem confiscar. O conhecimento e a auto compreensão é o caminho.

      Eliminar
    11. Anónimo20.5.17

      Matéria prima=commodities
      Trabalho: fulano trabalha na empresa x. Fulano é um asset= bem, recurso ou o mais usado um ativo.
      Não existe aqui algo de estranho?
      E só dei 2 exemplos banais. Deixamos de ser humanos para fazer parte de uma qualquer maquinaria.
      Aliás a conversa acima deveras interessante é muito palpavel em tudo. A linguisticas ligadas a psicologia.
      Recomendo(só lí em inglês este "clássico" mas é uma boa chapada na cara, daquelas tipo acorda!)
      Disponivel na net:
      Noam Chomsky:
      Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media

      Não sei se existe na nossa língua.
      Abraços
      Nuno

      Eliminar
    12. Chaplin21.5.17

      Olá Nuno!
      Chomsky é de uma intelectualidade brilhante, mas limita sua crítica ao sistema até onde o sistema autoriza... entende? E é justamente por isso que ele e tantos outros interessam ao próprio sistema... O que precisamos é de críticos que superem esse limite, mesmo que não possuam tanto brilhantismo...abraço.

      Eliminar
    13. Anónimo21.5.17

      Pois eu sei.
      As vezes eu e o meu irmão "discutimos" ele quer sempre provas de tudo. Eu sou mais por intuição e algo não bate bem vou muito por intuição e por sorte/azar acerto maioria das vezes. Ele em termos práticos dá me 10-0 mas eu tento abranger tanta coisa (data e contradata e contra-contradata,...lol).
      O meu sobrinho dizia que o pai era muito mais linear o tio dava voltas e voltas era como se tivesse muita info/data e ligasse coisas que não lembram o diabo e acerta! Sintetizou e bem no celular(fb messenger) ele tá aí.
      Em relação á articulação política de Chomsky não tenho dúvidas que só vai até "onde pode", a idade agora 91? Não permite mais mas fico espantado ao ler o penúltimo dele, como é possível uma articulação daquelas com o avançar da idade. Quem me dera!
      Ao mesmo tempo estou a ler um outro mais novo Owen Jones este é bastante mais mordaz e não deixa pedra sobre pedra, mas...
      ps: sinceramente a minha ideia ou perceção de realidade (aí divirgo do meu irmão) é que tudo o que é lider ou elite ou que está(aparentemente) no comando tem que prestar contas aos mesmos chefes aí coloco praticamente todo o mundo. Honraveis exceções tribos ou grupos que vivem em lugares ou ainda relativamente pouco acessíveis ou que o terreno que ocupam não interessa a ninguém por não existir qualquer valor. Só assim e às vezes nem isso.
      Quem na sociedade atual tentar mudar algo nem que seja o minimo dos mínimos ou algo mais está a assinar ou a morte política ou como no caso Líbio a literal.
      Vou até mais longe mas é melhor ficar por aqui...ia meter-me num off topic mas isto não é a encenação perfeita,e lutam uns contra os outros... enfim(até estão a fazer um favor ao tomar parte de algo que por trás é mais do mesmo dominância política, religiosa e so ial engenharia social funciona e bem).
      Séc 21 princípio: pessoal em redes sociais ou até aqui super agreessivos tudo rápido e rápido esquecimento, tenta-se ainda estabelecer o (um) diálogo mas parece que tem muito "psicopata de teclado". Basta dar uma olhada no face, já só uso para comunicar, o resto é resto. Aqui e possívelmente em outros lados tudo bem...o resto sinceramente já perdi a paciência.


      Nuno

      Eliminar
  5. Max, não deixe de abordar o cyberatack recente na Espanha e Portugal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16.5.17

      Realmente agora aprecebi-me de uma coisa em relação a esse ataque.
      Já repararam que ao contrario do que é costume nao vieram a bradar aos 7 ventos que foi a Russia ou a Coreia do Norte?
      Nem se ouve falar de suspeitas acerca dos atacantes.
      Nem se ouve falar de investigações para descobrir os responsaveis.
      Foi aquele reboliço todo nos dias de epidemia e agora é como se quisessem que tudo caia rapidamente no esquecimento.
      Estranho.

      EXP001

      Eliminar
    2. anônimo17.5.17

      Demoraram dessa vez, mas ontem (16/5) divulgaram que as suspeitas recaíam sobra os coreanos do norte...

      Eliminar
  6. Olá Max. Nunca comentei mas visito o seu blog com frequência. Gostava aí de uma opinião deste dia estranho e histórico 13 de Maio. Um dia dos (como se dizia no tempo salazarento)... 3 F's. Fátima, Fado e Futebol.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo31.5.17

    Blackrock e Mercer e Trump.
    Parece ficção, isto vai bem alem de ficção. Alguém aqui já ligou isto?, parece complicado mas é obvio. Provas é só pedir, e mais explica tudo o que tem acontecido nas ultimas semanas, venda de armas e muito, muito mais.
    Max tudo bem?

    N

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante, parece ser um meganegócio a coberto da politica, onde posso ler mais sobre isso? Obrigado

      Eliminar
  8. Anónimo2.6.17

    Ops Blackstone. Como foi retirado da net o waybackmachine ajuda:
    https://web.archive.org/web/20170310162937/https://www.com-unik.info/2017/02/28/renaissance-technologies-llc-buys-238400-shares-of-the-blackstone-group-l-p-bx.html

    A Renaissence,Cambridge Analytics e outras maravilhas de alguém o sr.M adquiriu "mais" 26,x% do citado acima, retirado depois do tempo minimo de divulgação obrigatório.
    São os mesmos até na wiki:
    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Robert_Mercer_(businessman)
    Este gajo pos o bannon ou melhor o trump no poder e agora e depois é payback time.

    Isso explica esta resposta pouco inteligente (parece que fica bloquedo e diz uma série de disparates, só vendo):
    https://youtu.be/wYMcYCxWJ64

    Estas andam sempre juntas com outros nomes:
    https://en.m.wikipedia.org/wiki/The_Blackstone_Group

    https://en.m.wikipedia.org/wiki/The_Carlyle_Group

    Para já vai isto o resto deixo para depois.
    N

    ResponderEliminar
  9. Caro Max, por onde andas? Espero que esteja tudo bem contigo.

    Hoje me veio a mente um certo artigo que deveria ser publicado em episódios sobre o trabalho aqui no ii. Até breve.

    ResponderEliminar
  10. Pois é, caro amigo. Ainda que acredite que teus desaparecimentos do blog não sejam voluntários, ainda assim muitos de nós comentaristas sentimos falta do amigo e suas inserções originais na história, economia, política e tudo mais. De forma que pessoalmente desejo te manifestar a falta que fazes no meu cotidiano de internet, desejar que a vida esteja de bem contigo e teu regresso ao blog o mais depressa possível. Abraços

    ResponderEliminar
  11. Chaplin7.6.17

    Verdade Maria! O II está inserido em nossas vidas, pois representa quase que um contato "alienígena" (não reptiliano pois ele não acredita...) num mundo cada vez mais desorientado e oportunista, onde a agenda midiática estabelece os assuntos a serem conversados, num completo totalitarismo dissimulado de liberdade...

    ResponderEliminar
  12. Nós somos "alienígenas", Chaplin. Max, nós e tantos outros comentaristas de II que requeremos a nós próprios o hábito de pensar e a atitude positiva frente a uma boa polêmica. Fazemos parte de uma ínfima minoria que deveria ampliar laços de companheirismo e ajuda mútua independente das distâncias geográficas. Muito mais longe de nós estão maiorias que nos cercam. Por isso eu sempre digo ao Max re editar um encontro pessoal entre aqueles que pudessem e desejassem isso. Pena que eu acho que ele não acredita nisso. Eu acredito no potencial de energia positiva que encontros entre nós pudesse determinar. Grande abraço para ti e todos aqui, esperando o regresso do nosso amigo que nos fez aglutinar.

    ResponderEliminar
  13. É isso aí , Maria.
    Abraço a todos.

    PS: Abaixo mensagem dos Engenheiros do Hawaii. Sempre atual.

    https://www.youtube.com/watch?v=EMOrz8-Vy24

    ResponderEliminar
  14. Anónimo8.6.17

    Eu também passo por cá todos os dias
    Max, espero que esteja tudo bem.

    Grande abraço
    Krowler

    ResponderEliminar
  15. Está tudo bem consigo Max? Para quando as mudanças no blogue como tinha prometido? Acha que seria viável instalar a plataforma "Disqus" no Informação Incorrecta?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20.6.17

      JF o Max voltar é sempre bom, agora... as mudanças no blogue... é melhor o Max não mexer e deixar estar como esta

      Eliminar
    2. Anónimo26.6.17

      Mas é verdade

      Eliminar
  16. Anónimo27.6.17

    Mudança ou não é um pouco irrelevante o alienígena gostava era de ver o cozinheiro de volta, o resto talvez para outra altura.
    Cumprimentos a todos e força Max.

    Nuno

    ResponderEliminar
  17. Anónimo29.6.17

    Queremos o regresso do Max !

    ResponderEliminar
  18. Quantum Binary Signals

    Professional trading signals delivered to your cell phone every day.

    Start following our signals NOW and gain up to 270% daily.

    ResponderEliminar
  19. Algum dos leitores do Informação Incorrecta, sabe o motivo da ausência do Max?

    Caso alguém tenha um feedback sobre o porquê desta interrupção, deixe um comentário para todos nós, leitores do Informação Incorrecta, possamos ficar actualizados sob o ponto de situação que leva a este interregno.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10.7.17

    O blog parece ter sido invadido por trolls. Expediente bem comum qdo determinados assuntos e abordagens começam a "incomodar"...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo10.7.17

    Não identifiquei nada de excepcional no que se refere à trollagens entre os comentários. Não me parece ser esse o caso.

    Expedito.

    ResponderEliminar
  22. Os Barões já regressaram faz tempo amigo...e o teu, para quando é?

    ResponderEliminar
  23. Parece que vamos ter de continuar a aguardar notícias do Max; esperemos que esteja tudo bem.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo25.7.17

    Max,

    Espero que esteja tudo bem com você, passo por aqui todos os dias para ver quando você volta com seus posts actuais e mordazes:-)

    Abraço
    Zarco

    ResponderEliminar
  25. Max, então? Aguardamos o seu regresso...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo31.7.17

    Oi Max, está muita coisa acontecendo que vai ter repercussão indireta e depois direta na nossas vidas.
    Mas isto sem ti...enfim!

    Alguma novidade comunica se fazes favor.
    Ainda aqui venho a ver cada vez menos é certo, pode ser desta...
    E é pena, mesmo que não seja possível continuar, tanto trabalho para quê?
    Foi ou é dos blogs, uma coisa que nem costumo frequentar o único que tinha/tem? cabeça tronco e membros.

    Os participantes habituais e esporádicos, do melhor com que já debati algo.
    Mesmo com os meus erros (Android e falta de óculos) e ultimamente um stress brutal, saída do trabalho (depois de mais de 16 anos), famíliar muito chegado falecido(mais um)...enfim primeira metade do ano para esquecer, mudanças para outras paragens proximamente e para já descansar e recarregar forças.

    Não sei é para continuar ou não? Mas decerto não estaria á vontade até a expor algo pessoal se não existisse uma empatia com quem muitos dos/das frequentadores e o autor(embora ele goste de manter distâncias, eu sei) deste blog.
    Saúde e Abraços a todos quem quiser comunicar estou na porcaria do Facebook mas só através do Messenger do mesmo, não gosto de mostrar aquilo que não sou a pessoas que não conheço pessoalmente: só cachorrinhos e gatinhos fofos.

    Nuno Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo31.7.17

      Boas Nuno.
      Por quilo que me tenho aprecebido ao longo dos anos palpita-me que o Max so devera voltar em Setembro. E apenas um palpite meu.
      Abraço Nuno

      EXP001

      Eliminar
    2. Anónimo1.8.17

      Grato pela informação.

      Abração Expo
      Nuno

      Eliminar
  27. Anónimo17.8.17

    Definitivamente se trata de uma abdução Annunaki.

    ResponderEliminar
  28. Enquanto aguardamos pelo regresso do Max:

    "Google’s New Search Protocol Is Restricting Access to 13 Leading Socialist, Progressive and Anti-war Web Sites" - Global Research

    - http://www.globalresearch.ca/googles-new-search-protocol-is-restricting-access-to-13-leading-socialist-progressive-and-anti-war-web-sites/5604403?platform=hootsuite

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...